Ministério do Esporte lança Plano de Transição de Carreira Esportiva

O Ministério do Esporte lançou o Plano de Transição de Carreira Esportiva, que fundamenta o Programa Excelência para a Vida, e surge como uma resposta urgente para os desafios enfrentados pelos atletas de excelência, desde a fase de especialização até o alto rendimento, no Brasil. A falta de preparação para a vida após o término da carreira como atleta tem gerado um impacto significativo na qualidade de vida dessas pessoas, tanto do ponto de vista financeiro quanto psicológico e social.

Muitas vezes, a transição desta curta carreira, característica do esporte de alto rendimento, coloca os atletas em uma situação de vulnerabilidade, levando a dificuldades de adaptação em um novo contexto profissional, escassez de qualificação profissional e até mesmo problemas de saúde mental. Neste sentido, o programa Excelência para a Vida nasce da necessidade de garantir que atletas não apenas conquistem vitórias nas competições de alto rendimento, mas também se preparem para uma transição tranquila e bem-sucedida para a vida além da carreira esportiva.

A justificativa para a criação deste programa está baseada em uma série de fatores que apontam a necessidade de mudança nas políticas públicas voltadas para os atletas no Brasil. Diversos estudos e análises desenvolvidos por grupos de pesquisas nacionais e internacionais demonstram que uma grande parte dos atletas não está adequadamente preparada para o momento de transição de sua carreira esportiva. Ao final de sua trajetória, muitos se veem sem alternativas de emprego ou formação profissional, o que leva a um ciclo de instabilidade financeira, além de incertezas sobre o futuro.

O plano propõe uma atuação focada na orientação, capacitação e desenvolvimento de competências, além da promoção da dupla carreira, permitindo que os atletas conciliem suas atividades esportivas com a formação acadêmica ou profissional no contexto formal ou no ambiente empreendedor, dentro ou fora do campo esportivo. A promoção da dupla carreira também é uma das diretrizes centrais da iniciativa, visando uma transição mais estruturada e sustentável para os atletas.

Para o ministro do Esporte André Fufuca, “este plano visa atender a uma necessidade urgente para o futuro dos atletas brasileiros de alto rendimento. Durante muitos anos, vimos esses atletas se dedicarem incansavelmente ao esporte, mas ao enfrentarem o momento de transição para além da carreira esportiva, muitos se viram desassistidos para superar os desafios inerentes à transição profissional. Isso, muitas vezes, resulta em dificuldades financeiras, falta de qualificação profissional e até problemas emocionais que afetam a qualidade de vida dos pós-atletas”. “A criação deste programa é um passo fundamental para garantir que nossos atletas, além de brilhar nas competições, possam ter uma vida plena e produtiva para além de suas carreiras esportivas”, conclui o ministro.