A prática de esportes e atividades físicas ao ar livre se tornam cada vez mais frequentes, principalmente durante o período de verão e com o aumento das temperaturas. Com cada vez mais destaque, a prática esportiva ao ar livre promove um bem-estar e traz benefícios que vão além do simples exercício físico. Ao praticar atividades ao ar livre, é possível alcançar uma maior conexão com a natureza, além de ser uma forma integral de cuidar do corpo, da mente e bem-estar. Para reforçar os benefícios dessa prática, a Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo destacou os principais ganhos que ela proporciona.
Dentre os benefícios, a exposição ao sol pode ser um dos pontos de cuidado positivo, já que a luz solar é uma fonte natural e gratuita de vitamina D, essencial para a saúde dos ossos e fortalecimento do sistema imunológico. Ao praticar exercícios ao ar livre, é possível se expor ao sol de forma saudável, promovendo o equilíbrio no organismo e prevenindo doenças como a osteoporose.
A prática de atividades físicas ao ar livre também podem promover uma melhora no humor e energia, especialmente ao se exercitar pela manhã. A combinação do exercício com o contato com a natureza ativa endorfinas, que são responsáveis pela sensação de bem-estar e prazer. Isso proporciona mais disposição e energia para enfrentar o dia, além de ajudar a reduzir sintomas de ansiedade e depressão. Pensando nisso, estar em ambientes arborizados e rodeados pela natureza tem um efeito calmante e relaxante no corpo. A simples presença de árvores pode diminuir os níveis de estresse, promover o foco e trazer sensação de paz, ajudando a criar um estado de serenidade mental.
Exercitar-se em locais arborizados, longe do ambiente urbano, proporciona uma experiência mais agradável e menos monótona. Além de desfrutar da beleza natural, é possível também se sentir mais motivado para continuar o exercício, seja uma caminhada, corrida ou qualquer outra atividade física.
Por fim, atividades realizadas ao ar livre, principalmente pela manhã, ajudam a regular o ritmo circadiano e a melhorar a qualidade do sono. A exposição ao sol logo no início do dia contribui para o ajuste do ciclo natural do corpo, facilitando o descanso à noite.
Apesar de apresentar muitos benefícios à saúde, ao praticar atividades físicas ao ar livre é preciso levar em consideração alguns cuidados, especialmente em dias de altas temperaturas. O recomendado é sempre praticar esporte pela manhã, evitando a prática em horários em que o sol está mais quente e alto. Além disso, é sempre recomendado o uso de roupas leves, o uso de proteção solar, e ingerir bastante água durante a atividade e ao longo do dia.
