A mostra do Salão de Artes Visuais de Vinhedo (SAV) deu início à visitação gratuita nesta semana. Seguindo até 04 de outubro aberto para o público, a mostra está disponível no Centro de Exposições e Galeria de Artes “Edilson Caldeira”, aberto de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 10h às 14h.
Além da visitação presencial, o SAV contará com um tour online por fotografias 360°, com recursos de audiodescrição e Libras, disponibilizado no mesmo período pelo link http://bit.ly/vinhedo_sav2024 ou pelo QR code no local. Em edição especial neste ano, a mostra terá uma sala especial com quatorze obras adquiridas ao longo das edições passadas, em comemoração aos 30 anos de exposição.
Comemorando 30 anos de tradição, o SAV reúne exposições de artes visuais de artistas de Vinhedo, região e do país. Nesta edição, das mais de mil obras inscritas, estão sendo expostas quase cem, produzidas pelos 63 artistas que integram efetivamente a mostra. Dentre estas, 8 foram contempladas com o Prêmio Aquisitivo – distribuído integralmente -, e 7 com o Prêmio Honorífico.
Antes de ser conhecido como SAV, a mostra recebeu outros nomes ao longo de sua existência. As primeiras ediçoẽs aconteceram em 1995 e 1996, quando a mostra ainda era chamada de Salão Vinhedense de Artes Plásticas (SVAP), que abrangia obras tanto do segmento clássico, uanto contemporâneo. Em 1997 acontece a primeira edição do Salão Vinhedense de Arte Contemporânea (SVAC), seguido do SVAP Acadêmico que aconteceu em 1998. Em 1999 é a primeira vez que as duas exposições acontecem no mesmo ano e retorna ao formato misto. Só em 2002 que o evento é batizado como Salão de Artes Visuais, o SAV.