Valinhos está testando um novo sistema de monitoramento e alerta contra enchentes na cidade. Funcionando em fase de testes desde quarta-feira, 02, o sistema foi instalado pela Defesa Civil de Valinhos, no Ribeirão dos Pinheiros, próximo à estação ferroviária. O primeiro teste e alerta sonoro foi feito ainda na quarta-feira.
A tecnologia, composta por uma câmera e um alto-falante, transmite imagens em tempo real para o COI (Centro de Operações e Inteligência) da Guarda Civil Municipal, permitindo o acompanhamento do nível da água e a emissão de alertas para riscos de transbordamento e enchentes.
O equipamento utiliza um software com uma “régua digital” que analisa a elevação do nível da água. Quando o córrego atinge o primeiro nível de atenção, uma sirene é acionada. No segundo estágio, mais crítico, um novo sinal sonoro é emitido, acompanhado por uma mensagem de voz orientando a população a buscar locais elevados. Caso o nível atinja o terceiro patamar, indicando transbordamento iminente, o sistema dispara um alerta de evacuação imediata.
“O grande diferencial dessa tecnologia é a agilidade na comunicação em situações de emergência. Além dos alertas automáticos, podemos falar ao vivo pelos alto-falantes para dar instruções específicas, aumentando a segurança da população”, explicou Eduardo Matias, diretor da Defesa Civil.
O novo sistema complementa as estratégias já adotadas pela prefeitura, como alertas via redes sociais e SMS, reforçando a prevenção em áreas de risco. “Esses pontos de alerta locais serão especialmente monitorados e vão se somar aos avisos que a Defesa Civil já emite pelas redes sociais e mensagens de celular em casos mais severos”, acrescentou Matias.
Atualmente, o sistema opera em fase de testes na região da estação ferroviária. Após a homologação do contrato com a empresa responsável pela infraestrutura, outros três pontos de monitoramento e alerta serão instalados nos seguintes locais: Pinheirinho (próximo ao cruzamento da linha férrea na Avenida Paulista), Capuava (atrás da UPA) e Avenida Invernada (esquina com a Rua Campos Salles).
Com essa iniciativa, Valinhos se posiciona na vanguarda do uso de tecnologia para a prevenção de desastres, garantindo respostas mais rápidas e eficientes em situações de risco.
Outras ações
Na última semana, a Defesa Civil de Valinhos recebeu ainda equipamentos que contribuem com a prevenção e o reforço no combate às chuvas. Dentre os equipamentos, foram entregues kits de materiais do governo do estado, por meio da Operação Chuvas de Verão, para auxiliar no atendimento de ocorrências durante o período de chuvas. O kit traz coletes, bonés de fardamento, luvas de raspa, botas de PVC, fita de isolamento para interdição, jardineiras, pluviômetros manuais, lona plástica — no caso de cobertura de talude ou movimentação de massa em período de chuva —, entre outros materiais importantes que ajudam no dia a dia das ocorrências, principalmente durante as chuvas.
Operação Chuvas de Verão
A Operação Chuvas de Verão, promovida pelo governo estadual em conjunto com os municípios, estava programada para ser encerrada no último dia 31, no entanto, com as previsões de chuvas e altos índices pluviométricos em todo o estado, o Governo de São Paulo prorrogou a operação até o dia 15 de abril.
Com a medida, os Planos de Contingência de Proteção e Defesa Civil dos municípios seguem ativos, e o monitoramento meteorológico continua 24 horas por dia, com envio de alertas à população em caso de condições severas. “Embora a Operação Verão esteja terminando, precisamos nos precaver, porque o clima pode ficar instável. Esses equipamentos serão fundamentais para responder a possíveis ocorrências no município”, destacou o diretor da Defesa Civil de Valinhos.
A Defesa Civil reforça o compromisso de proteger a população e orienta os moradores a ficarem atentos aos alertas meteorológicos e às recomendações oficiais. O telefone de atendimento a emergências é o 199.



