Valinhos promove programação especial na Semana do Meio Ambiente

Valinhos vai promover a Semana do Meio Ambiente, com uma programação diversa entre os dias 02, segunda-feira, até dia 8, domingo. A programação conta com palestras, atividades nas escolas, lançamento de projeto, exposição fotográfica e outras atividades.

O evento trabalha com as quatro vertentes do meio ambiente: o físico e natural, como clima, relevo, água, ar, solo e outros; o biológico, que engloba animais silvestres e domésticos, biodiversidade e outros; o urbano e o construído, que reflete sobre áreas verdes na cidade, urbanização e outros, e, por último, traz os aspectos sociais e culturais, como educação ambiental, bem-estar animal, sustentabilidade e consumo consciente e outros temas.

A Semana do Meio Ambiente conta com a visitação a alguns pontos de referências na cidade pelas escolas municipais nos dois períodos durante a semana. Entre eles, o Observatório Abrahão de Moraes e algumas destas visitações incluem palestras sobre temas específicos.

A programação será aberta de forma oficial na quarta-feira, 04, às 19h, no auditório do Colégio Porto Seguro, com a palestra ‘Educação Ambiental: caminho para a sustentabilidade do Planeta’, ministrada pela professora doutora Adriana Braga.

“A professora Adriana é criadora da Semana da Água do município, iniciativa premiada pela Fundação Ford e Ashoka. A ideia central da palestra é mostrar que a sustentabilidade começa na cidade, expandindo até atingir o planeta”, adiantou o secretário do Verde e da Agricultura, André Reis, com participação dos Departamentos de Meio Ambiente, de Proteção e Bem Estar Animal e de Agricultura.

O papel da educação é fundamental para garantir que a semente da consciência seja plantada na cidade até atingir nível mundial. “A escola tem um papel essencial na formação de uma consciência ambiental sólida e duradoura. Participar ativamente da Semana do Meio Ambiente reforça nosso compromisso com uma educação que transforma e prepara nossas crianças e jovens para cuidar do mundo em que vivem”, explicou o secretário da Educação, André Amaral.

A abertura inclui ainda a assinatura de convênio com a Fundação Florestal e apresentação da Orquestra Jazz Sinfônica de Valinhos.

Além das visitas em pontos ecológicos e turísticos, na quinta-feira, 5, terá o lançamento do Projeto Microfloresta Urbana, às 9h, no Viaduto Laudo Natel (na alça de acesso à Av. Brasil). Nesta data, terá ainda na Câmara Municipal, às 19h, o debate sobre ‘Emergência Climática e a COP 30 no Brasil’ e, às 20h, um painel sobre ‘Proteção e Bem Estar Animal, um dever de todos’ com o deputado federal Bruno Lima e a vereadora Mônica Morandi.

No mesmo dia, quinta-feira, também é dia da abertura da exposição de fotos Semana do Meio Ambiente e doação de mudas de árvores nativas no Shopping Valinhos, a partir das 18h. Esta ação se estende até o encerramento da Semana do Meio Ambiente, que acontecerá no domingo.

No dia 6, sexta-feira, haverá novos painéis de debates na Câmara. A partir das 19h será debatido com a professora doutora Adriana Braga a ‘Educação Ambiental, um caminho sem volta’. Já às 20h terá uma explanação sobre um dos maiores patrimônios da cidade, a Serra dos Cocais, a cargo do biólogo Fabio Mota, um apaixonado pela serra.

No sábado, 07, terá o evento chamado ‘Dia da Serra dos Cocais’, que consiste numa ação do Grupo Escoteiros de Valinhos no local, com a presença de 120 participantes, guiados pelo biólogo Fabio Mota. A iniciativa terá saída do CLT Ayrton Senna às 8h, inclusive com a soltura de animais.

O encerramento acontece no domingo, 08, com o 1° Pet Day Valinhos e 1° Encontro de Animais Adotados de Valinhos, com uma ‘cão’minhada, também com saída no CLT.