Valinhos promove nova campanha de doação de sangue nesta semana

Valinhos promove nesta terça-feira, 22, uma nova campanha de doação de sangue em prol do Hemocentro da Unicamp. A ação acontece no Rotary Club de Valinhos, das 8h30 às 12h de terça-feira, para todos os interessados em doar. Em parceria com o Hemocentro, essa é a 246° campanha realizada pelo Rotary, sendo a 10° deste ano.

A ação é uma forma de reforçar a importância da doação de sangue como um gesto de solidariedade capaz de salvar vidas. Nos últimos meses, o Hemocentro da Unicamp vem registrando baixos estoques de sangue, e tem solicitado que mais pessoas possam doar. Em janeiro e agosto deste ano, redes públicas de hospitais precisaram cancelar cirurgias devido a falta de estoque em banco de sangue.

Na última atualização do banco de sangue do Hemocentro da Unicamp, os tipos sanguíneos O+, O-, A- e AB- estão em estado de alerta, enquanto que o tipo B- está em nível crítico. O Hemocentro, junto do Rotary Valinhos, reforça a importância da doação destes tipos principalmente, mas que a doação dos tipos em estado estável também é importante e aceita.

A maior preocupação do Hemocentro e do Rotary é referente ao aumento da demanda de bolsas de sangue que fica muito acima do número de bolsas de sangue doadas e que atendem hospitais de Valinhos e da Região Metropolitana de Campinas (RMC).

Para doar é bem simples, não é obrigatório realizar o agendamento antecipadamente, mas é necessário levar documento de identidade com foto e dados completos da residência. Pessoas entre 18 e 69 anos podem doar livremente desde que tenha no mínimo 50kg, não estar em jejum, mas evitar alimentos gordurosos, não ter fumado por pelo menos duas horas antes da doação, não ter ingerido bebida alcoólica dentro de 12 horas antes, não estar com gripe, resfriado ou qualquer infecção com febre, não ser portadora de sífilis, malária ou doença de Chagas, não ter sido exposto a doenças sexualmente transmissíveis (DST’s), não ter contraído hepatite após os 11 anos de idade, que não tenha realizado endoscopia por pelo menos 6 meses, que não tenha um relatório recente ou passada de uso de drogas injetáveis ilícitas e que não esteja grávida ou se estiver amamentando. Interessados que tenham entre 16 e 17 anos de idade podem doar com o consentimento e presença do responsável legal.