Valinhos vai promover uma edição do cicloturismo, agora com destino ao Observatório Abrahão de Moraes. O evento acontece no dia 05 de julho, próximo sábado, prometendo unir o exercício físico com adrenalina, diversão, lazer e belas paisagens. Com extensão de 15 km, a rota deve sair da Casinha do Figo e ir em direção ao seu destino final: o Observatório Abrahão de Moraes.
O Observatório, fundado em 1972, está instalado numa área de pouco mais de 450.000 m² no município de Valinhos, sendo seu acesso feito pelo município vizinho de Vinhedo.
Para participar não é preciso se inscrever. Basta chegar com antecedência, às 8h para a concentração, no local de saída. O início do trajeto será às 8h30 com previsão de retorno ao ponto de partida às 11h. Da hora da chegada ao Observatório até o horário do retorno, os participantes terão tempo livre para participar das atividades oferecidas no evento “Férias com mais Estrelas”, promovido pelo Observatório em parceria com as prefeituras de Valinhos e Vinhedo, onde desfrutarão de atividades culturais e de alimentação servida por Food Trucks.
A diretora do Departamento de Turismo, Mônica Santos, destaca que o cicloturismo é uma atividade que combina viagem, exercício físico e contato com a natureza e cultura local. “É considerado um tipo de turismo sustentável, econômico e ecológico, permitindo ao viajante explorar lugares de forma mais próxima e imersiva. Venha participar”, convida.
O nível da atividade é considerado de moderado à avançado, em estilo MTB (Mountain Bike) com 90% do trajeto em estrada de terra. Esta edição de cicloturismo é recomendada para pessoas acima de 16 anos e que estejam acostumadas à prática do ciclismo, além de não ser recomendada para sedentários. Entre as recomendações estão utilizar roupas confortáveis e adequadas à prática do ciclismo, levar água e lanches leves como frutas, utilizar protetor solar e repelente, além de usar equipamentos de segurança, sendo capacete, luvas e óculos.
A organização do evento reforça ainda que caso o participante não queira retornar ao ponto de partida no horário estipulado para o retorno, a responsabilidade será totalmente do próprio participante. Cada participante também será responsável pelo lixo durante o trajeto. “Reforçamos também que cada um é responsável pela manutenção da sua própria bicicleta e equipamentos de segurança, por isso a importância da manutenção estar em dia para poder participar do Cicloturismo”, informou a Diretora de Eventos, Recreação e Lazer da Secretaria de Esportes e Lazer, Gislaine Moscatini.

					

