Valinhos oficializa adesão ao Consórcio Nacional de Cidades Inteligentes

Valinhos vai passar a integrar o Consórcio Nacional de Cidades Inteligentes (CONACIN). A informação foi oficializada através da Lei n° 6.721, que foi sancionada pelo prefeito Franklin Duarte no último dia 7, depois de ter sido aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal.

O projeto tem como objetivo fomentar a cooperação técnica, científica e administrativa entre municípios, promovendo soluções tecnológicas para o desenvolvimento sustentável e a transformação digital de Valinhos.

Com a adesão ao CONACIN, a cidade terá acesso a projetos inovadores que utilizam mediação tecnológica nas áreas de mobilidade urbana, segurança pública, saúde, educação e meio ambiente. Além disso, a cidade poderá agilizar os processos de modernização da gestão pública, por meio de inteligência artificial, Internet das Coisas (IoT) e dados abertos. O município também poderá, por meio do Consórcio, ser beneficiado com programas de financiamento nacional e internacional para iniciativas estratégicas. A adesão também facilitará a adoção de parcerias com universidades, centros de pesquisa e empresas privadas com vistas à inovação.

O consórcio é regido por lei federal e funciona sob uma estrutura de governança que inclui Assembleia Geral, Diretoria Executiva, Conselho Técnico-Científico e Secretaria Executiva, garantindo transparência e eficiência na aplicação dos recursos.

Agora, o Poder Executivo terá 90 dias para regulamentar a lei, definindo os detalhes operacionais da participação de Valinhos no CONACIN. “Esta é uma grande oportunidade para colocarmos Valinhos no mapa das cidades inteligentes, melhorando serviços públicos e qualidade de vida através da tecnologia”, destacou o Prefeito Franklin.