Valinhos inicia aplicação de vacina injetável contra a poliomielite nesta segunda, 04

Valinhos vai começar a aplicar a vacina injetável da poliomielite a partir desta segunda-feira, 04. Seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, a vacinação no esquema de reforço contra a doença vai ser aplicada de forma injetável Poliomielite 1,2 e 3 (inativada) – VIP. O imunizante estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade, com horário de atendimento das 9h às 11h e das 13h às 15h, com exceção da UBS Vila Santana, que funciona direto da 9h às 15h, e das UBSs Bom Retiro, Jardim São Marcos e Jardim Paraíso, que abre direto das 9h às 18h.

A administração da vacina de reforço ocorrerá em crianças com 15 meses de idade e para aquelas que perderam a oportunidade de imunização no período de 28 de setembro a 3 de novembro, ainda com a aplicação da vacina oral.

Segundo a Secretaria da Saúde também prossegue a vacinação no esquema primário em todas as UBSs. O objetivo é reduzir o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil e empreender esforços para a erradicação da poliomielite. A meta nacional é vacinar 95% das crianças de um ano a menor de cinco anos contra a poliomielite. Segundo a Secretaria da Saúde, em Valinhos essa população corresponde a 6.531 crianças.

Em setembro, o Ministério da Saúde já tinha anunciado a substituição das duas doses de reforço da vacina oral poliomielite bivalente (VOPb), conhecida como “gotinha”, por uma dose de vacina inativada poliomielite (VIP), injetável, de modo que o esquema vacinal contra a doença será exclusivo com VIP, a partir de segunda-feira em todo o país.

Segundo o Ministério, a decisão foi baseada em critérios epidemiológicos, evidências científicas sobre a vacina e recomendações internacionais para deixar o esquema vacinal ainda mais seguro. A atualização da VIP já acontece em países como Estados Unidos e nações europeias.

O esquema vacinal atual contempla a administração de três doses da VIP aos 2, 4 e 6 meses e duas doses de reforço da VOPb, a gotinha, aos 15 meses e aos 4 anos de idade. Agora, o esquema vacinal será contemplado pelas três primeiras doses (ainda aos 2,4 e 6 meses), sendo que a dose de reforço deixará de ser duas e passará a ser aplicada apenas uma vez, aos 15 meses.

A Vacina Oral Poliomielite (VOP), também chamada de gotinha ou vacina Sabin, por ter sido desenvolvida pelo microbiologista Albert Sabin na década de 1950, é a mais utilizada contra o vírus. Pela facilidade de aplicação, o imunizante conseguiu atingir altas coberturas pelo mundo, eliminando o vírus de diversos países.

No Brasil, o imunizante oral contra a pólio foi um marco. Além de ter dado origem ao famoso Zé Gotinha, que se tornou o símbolo das Campanhas de Vacinação, o imunizante foi o grande responsável por tornar o Brasil livre da doença que causa a paralisia infantil.

A poliomielite é uma doença grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 e 3 que geralmente acomete os membros inferiores de forma assimétrica e irreversível. A vacinação é estratégia fundamental para a redução do risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, visto que está eliminada no país desde 1994.