Valinhos deu início ao convênio de estágio entre os estudantes da área de saúde da Faculdade Anhanguera de Valinhos. Na segunda-feira, 13, a prefeita Capitã Lucimara Godoy assinou o termo de convênio que autoriza que cerca de 480 alunos da instituição de ensino atuem na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), na Farmácia Municipal, na Central de Abastecimento de Medicamentos e no Laboratório de Análises Clínicas.
De acordo com a Prefeitura de Valinhos, cerca de 90 alunos já devem atuar no primeiro semestre de 2024, sendo que destes, os futuros profissionais devem ser das áreas de radiologia, enfermagem, farmácia, nutrição, biomedicina e fisioterapia. “Os estagiários farão mais de 1,3 mil atendimentos por semana, sempre com a supervisão de um responsável. É um grande impacto na rede municipal”, avaliou o secretário da Saúde, João Gabriel Vieira.
Além das seis áreas que já devem atuar no começo do próximo ano, estudantes de serviço social, educação física e psicologia também devem ser incluídos nas próximas etapas do convênio. “A Anhanguera é uma faculdade de credibilidade, que forma profissionais de excelência. Esse convênio não apenas dará a oportunidade de realização de estágio obrigatório aos alunos, mas também nos permitirá contar com o trabalho de alto padrão de todos eles”, afirmou a prefeita.
O Termo de Compromisso terá validade de 24 meses e não gerará custo, como preconiza a Lei Municipal 6.465/2023, que autoriza a administração pública direta e autárquica a celebrar convênio com instituições de ensino superior para a realização de estágios curriculares obrigatórios não remunerados.



