O Governo de São Paulo lançou o SuperAção SP, um programa voltado à superação da pobreza por meio de atendimento personalizado às famílias em situação de vulnerabilidade social. O objetivo do programa é criar condições para que essas famílias tenham apoio e acesso a oportunidades para alcançar emancipação e autonomia.
De acordo com o governo estadual, o programa vem sendo elaborado a partir das análise de mais de 60 iniciativas bem sucedidas de combate à pobreza ao redor do mundo e do diálogo com as principais referências globais sobre o tema, sendo que o SuperAção SP reúne 29 políticas públicas de diferentes secretarias em uma jornada completa de atendimento às famílias. Cada núcleo familiar recebe um plano de desenvolvimento individualizado, com acompanhamento técnico, definição de metas e apoio contínuo para alcançar a autonomia e superar a pobreza. Tudo isso sem abrir mão de garantir assistência imediata às pessoas que mais precisam.
A princípio, o programa prevê atender 105 mil famílias em situação de extrema pobreza no Estado. Para isso, será realizada uma busca ativa no CadÚnico. Os agentes de superação irão localizar essas famílias, apresentar o programa, explicar seu funcionamento e objetivos. A partir dessas informações, caberá à família decidir se deseja ou não aderir ao programa.
O programa funcionará a partir de duas trilhas de atendimento: proteção social e superação da pobreza. Na trilha de proteção social, a iniciativa é voltada a famílias com barreiras severas de inclusão, como dependência de cuidados, idade avançada ou baixa escolaridade. Já a trilha de superação da pobreza atende famílias com perfil ativo para o mercado de trabalho.
Essas jornadas serão acompanhadas por Agentes de SuperAção, um dos diferenciais do programa. Esses profissionais são especialmente treinados para orientar cada núcleo familiar ao longo de três módulos complementares: Proteger, que dá acesso a benefícios sociais, alimentação, saúde, moradia e educação infantil; Desenvolver, com qualificação profissional e incentivo à formação com auxílio financeiro por metas cumpridas; e Incluir, com entrada no mundo do trabalho e apoio ao empreendedorismo, com bonificação pela autonomia conquistada.
