O Governo do Estado de São Paulo lançou a Plataforma de Gestão de Riscos de Desastres Naturais, um espaço dedicado à análise e monitoramento para prevenção, gerenciamento e mitigação de riscos e desastres que dependem de informações geológicas.
O projeto será gerido pelo Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), com o objetivo de prevenir desastres e ampliar ferramentas que possam identificar situações de emergência e emitir alertas a eventos climáticos extremos. Para isso, o IPA vai ter acesso a um banco de imagens e informações na capital de SP, no qual o espaço terá múltiplos telões que exibem dados detalhados, apoiando os órgãos do governo na tomada de decisões estratégicas nas áreas de proteção e defesa civil, planejamento ambiental e territorial, habitação e transportes, entre outros.
O IPA utiliza dados globais do meio físico, meteorológicos, oceanográficos, entre outros, para gerar as informações que são projetadas nos monitores da plataforma. Além disso, é feita uma coleta própria de dados e cálculos matemáticos desenvolvidos por pesquisadores, que são processados nos sistemas desenvolvidos pelo instituto e que geram resultados diretos para aplicação em políticas públicas.
De acordo com informações, a principal função da Plataforma é fornecer informações geológico-geotécnicas e geoambientais para a elaboração de planos de contingência, monitoramento de fenômenos perigosos e suporte a operações de emergência. A infraestrutura é adaptável e permite a inclusão de novas bases e aplicações em colaboração com parceiros técnicos e usuários.
O projeto piloto vai começar a ser implantado na região do Litoral Norte devido aos recentes desastres naturais que chegaram a deixar mais de 60 mortos no ano passado. O projeto piloto vai ser realizado a partir de um acordo de cooperação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e com a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag) “para aprofundar o sistema de gestão de riscos e desastres relacionados a fenômenos geodinâmicos e hidro climáticos” no Litoral Norte.