SP lança Plano de Segurança Viária, que prevê diminuir pela metade mortes no trânsito

O Governo do Estado de São Paulo está apresentando o 1° Plano de Segurança Viária do Estado de São Paulo (PSV-SP), que prevê diminuir em 50% os óbitos registrados em vias urbanas e rodovias até 2030, além de seguir consolidando as políticas de segurança no estado até 2035. O plano está alinhado com a meta comum da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), além de ter sido lançado na Semana Nacional do Trânsito.

Segundo o governo estadual, o impacto é de que até 2030, o plano pode salvar 19 mil vidas. A estimativa resulta da diferença entre a tendência atual de crescimento da mortalidade e a trajetória projetada com o plano. “O PSV-SP é uma resposta coordenada a uma crise de saúde pública, social e econômica. As mortes e lesões no trânsito sobrecarregam o sistema de saúde e geram custos altíssimos para a sociedade. Este plano coloca todos os atores na mesma direção, articulados no âmbito do Sistran-SP e guiados por dados, evidências e boas práticas internacionais”, afirmou Eduardo Aggio, presidente do Detran-SP.

Uma vez em vigor, o PSV-SP terá a missão de transformar o cenário da mobilidade paulista, salvando milhares de vidas. Hoje, apenas os sinistros envolvendo motociclistas representam cerca de 2.400 mil vidas perdidas por ano no Estado. Em termos econômicos, as ocorrências de trânsito custaram mais de R$ 12 bilhões em 2024, segundo estimativa elaborada pelo Detran-SP com base em metodologia do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Entre as boas práticas internacionais, figuram os princípios norteadores do Sistema Seguro e da Visão Zero, abordagens que partem da premissa de que nenhuma morte no trânsito é aceitável e que a responsabilidade pela segurança deve ser compartilhada entre gestores, planejadores e usuários do sistema viário. Em outras palavras: um trânsito seguro depende de todos.

A construção do plano, feita de forma colaborativa, apresenta um conjunto de medidas concretas como: redesenho viário para proteger pedestres e ciclistas, limites de velocidade compatíveis com a função das vias, fiscalização efetiva, socorro mais rápido em emergências e campanhas de conscientização. As ações abrangem desde iniciativas para melhorar a inspeção e a manutenção preventiva dos veículos, visando uma maior renovação da frota, até o avanço no uso de tecnologias de segurança e parâmetros regulatórios, além da estruturação de uma rede hospitalar capaz de absorver com eficácia o impacto dos sinistros viários.

“O compromisso do Governo de São Paulo é tornar ruas e rodovias mais seguras com medidas concretas e eficazes. O Sistema Seguro parte da compreensão de que todos erram, mas que esses erros não podem custar vidas. Por isso, o desenho das vias, os limites de velocidade e a fiscalização precisam ser estruturados para acomodar falhas humanas sem consequências fatais. É essa lógica que transforma cada ação do plano em vidas salvas”, afirmou Roberta Mantovani, diretora de Segurança Viária do Detran-SP.