SP lança iniciativas para ampliação do acesso cultural itinerante e fortalecimento do circo no estado

O Governo do Estado de São Paulo está lançando duas iniciativas que prevê ampliar o acesso cultural itinerante e o fortalecimento do circo em todo o estado. Nesta semana, o governo estadual lançou o CULTSP na Estrada e anunciou um conjunto de ações articuladas que buscam fortalecer o setor circense no estado.

Com o objetivo de ampliar as ações culturais itinerantes em todo o estado paulista, o CULTSP na Estrada é uma iniciativa que articula diferentes projetos e equipamentos através de oficinas, exposições, apresentações e atividades formativas em escolas públicas e espaços comunitários.

Entre as ações que integram o programa está a itinerância das Fábricas de Cultura, que leva oficinas e apresentações baseadas em suas metodologias a cidades que não possuem unidades fixas. Para este ano, a previsão é de que o projeto itinerante das Fábricas de Cultura passe por 14 municípios paulistas, mas nenhum na Região Metropolitana de Campinas.

Já nas ações para o fortalecimento do setor circense, o governo estadual lançou uma nova política pública voltada à profissionalização de companhias, incentivo à circulação de espetáculos e reconhecimento de artistas e técnicos. As ações incluem o programa Pró-Circo, a retomada do Troféu Picadeiro e a realização da 18ª edição do Festival de Circo SP, em Piracicaba.

No campo da qualificação, o programa Pró-Circo vai investir até R$ 524 mil na reestruturação do Circo Miller, selecionado por edital público. O apoio contempla manutenção da estrutura física, com foco em segurança e funcionalidade, aprimoramento do espetáculo, capacitação da equipe técnica, adequação documental, planejamento financeiro e desenvolvimento de estratégias de identidade visual, comunicação e vendas.

Na retomada do Troféu Picadeiro, tradicional premiação do setor circense, realizada entre 1980 e 2002 e retomada em 2024, o projeto busca premiar vencedores, espetáculos e artistas circenses. A premiação é dividida em dez categorias: Espetáculo Circense Adulto, Espetáculo Circense Infantil, Acrobacias Aéreas, Acrobacias de Solo, Magia, Palhaçaria (dupla), Palhaçaria (trupe), Malabares, Mestre de Cerimônia / Locutores e Circo Tradicional Itinerante. Os interessados em participarem da premiação podem se inscrever a partir de 1 de agosto até 14 de setembro.

Por fim, o Festival de Circo SP chega a sua 18° edição, com uma programação que deve acontecer entre os dias 28 a 31 de agosto, no Engenho Central, em Piracicaba. A programação completa ainda não foi divulgada, mas a previsão é de que o evento conte com três lonas, um palco e intervenções em espaços abertos, com mais de 40 atrações.