Semáforo no cruzamento do CLT na Rodovia Flávio de Carvalho é removido pela Prefeitura

O prefeito de Valinhos, Franklin Duarte de Lima, por sua determinação, a Secretaria de Mobilidade Urbana fez a desativação e remoção do sistema semafórico localizado no cruzamento do Centro d Lazer do Trabalhador (CLT), na Rodovia Flávio de Carvalho com a Rua Dr. Altino Gouveia, região do Jardim Pinheiros. Acompanhando a equipe que atua na operacionalização dos semáforos, o prefeito conferiu de perto o trabalho. A medida também inclui investigação de gastos e prejuízos ao erário.

Como determinado pelo prefeito no seu ato de posse, já no primeiro dia útil do ano, nesta quinta-feira (2), a equipe da Secretaria de Mobilidade Urbana que cuida do sistema de semaforização, esteve no local e desligou o alerta amarelo. Hoje, a base semafórica foi removida e levada ao pátio da Secretaria com o objetivo de ser colocada em locais de real necessidade.

“Faremos agora um estudo técnico aprofundado para a criação de um projeto viário para reduzir o conflito na circulação dos veículos no local, e melhorar a fluidez aqui do trânsito”, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, João Gaido.

SEM UTILIDADE

Os semáforos, com custo de R$ 170 mil, foram instalados em 18 de setembro de 2023, portanto há mais de um ano e três meses, funcionaram apenas 2 dias na prática, mas acabaram sendo colocados na gestão anterior em modo pisca-pisca, de alerta amarelo, no dia 20 de setembro, após reclamação dos motoristas que não aprovaram a eficiência do sistema em razão de congestionamentos nas vias locais. Os equipamentos, apesar de não funcionarem adequadamente, se mantiveram instalados por todo o período sem utilidade, gerando gastos para os cofres públicos.

“A remoção dos semáforos, neste que é um dos cruzamentos mais movimentados da nossa cidade, foi um dos compromissos que assumimos com a população. A ação é necessária para que seja colocado em prática um novo projeto, que vai proporcionar mais eficiência e segurança para os motoristas e pedestres que transitam pela região. É uma medida, que assim como as demais anunciadas por mim no dia 1º, reforçam o nosso compromisso com a legalidade, a transparência e a eficiência administrativa, zelando pelos recursos públicos”, justifica o prefeito Franklin. O vice-prefeito, Luiz Mayr Neto, também esteve presente na ação.

INVESTIGAÇÃO

O Decreto assinado pelo prefeito, além de determinar a desativação e remoção do sistema semafórico do cruzamento, requer uma análise detalhada sobre a viabilidade técnica, operacional e de segurança do equipamento.

Também serão apurados os gastos de recursos públicos relacionados à instalação, manutenção e operação do sistema, adotando as providências necessárias para a análise de eventual prejuízo ao erário.