Vinhedo recebe pela primeira vez o Rotas Afro, um projeto aberto ao público que apresenta um roteiro cultural valorizando a história e cultura negra na cidade. O evento será realizado neste domingo, 17, a partir das 09h, na Praça Aurora Sudário, no qual será distribuído gratuitamente o “Mapa da Cultura Negra”. Idealizado pela guia de turismo e produtora cultural Julia Madeira, o Rotas Afro é um projeto focado no reconhecimento das narrativas negras nos espaços urbanos do interior paulista, em cidades como Piracicaba, Campinas, Rio Claro e, agora, Vinhedo. Fundado em 2019, o projeto busca contar as histórias negras dessas cidades por meio de caminhadas culturais e turísticas, atuando junto a escolas, empresas e, mensalmente, oferecendo roteiros ao público mediante inscrições divulgadas no Instagram @rotasafro.
Para a primeira edição do evento em Vinhedo, o roteiro sera conduzido pela idealizadora Julia Madeira, juntamente com Guilherme Oliveira, historiador, mestrando em História da África, ator e anfitrião das experiências do Rotas Afro. Ao todo, o Rotas Afro tem duração de duas horas, com início do passeio na Praça Aurora Sudário e seguindo para outros pontos afro culturais.
Além de receber o evento pela primeira vez, Vinhedo é a primeira cidade a integrar o Rotas Afro e contar com o Mapa da Cultura Negra. Organizado em conjunto com coletivos culturais de Vinhedo e com a Prefeitura, o Mapa da Cultura Negra é um um material de apoio específico, que será distribuído gratuitamente tanto no evento, como em escolas públicas da cidade, futuramente. “Com o Mapa da Cultura Negra de Vinhedo, buscamos destacar a cultura afro-brasileira presente em lugares muitas vezes vistos como comuns ou pouco valorizados — territórios negligenciados e fora dos padrões historicamente considerados como detentores de ‘cultura verdadeira’, promovendo o reconhecimento e a valorização dos saberes e fazeres da cultura afro-brasileira de Vinhedo”, explica a idealizadora. O Rotas Afro também visa tornar o Mapa das Culturas Negras de Vinhedo acessível ao público, com a inclusão de QR Codes que levam a arquivos de audiodescrição, ampliando o conhecimento sobre os principais pontos históricos e culturais da cidade.