O Grupo Rosa e Amor, em Valinhos, inaugurou a ampliação de sua sede no último sábado, 29, marcando mais uma etapa em seus 25 anos de trajetória acolhendo e cuidando de pacientes oncológicos. Agora, o espaço conta com cinco novas salas de atendimento. As obras de ampliação da sede da entidade começaram em abril de 2024, sendo que o serviço recebeu um investimento de R$ 525 mil, destinados por meio de uma emenda impositiva do vereador Gabriel Bueno.
Durante a celebração de inauguração, representantes celebraram a conquista e o serviço do Grupo Rosa e amor na cidade. “Foi uma luta intensa para que esse projeto fosse aprovado a tempo. Hoje, ver essa obra pronta, sabendo que atenderá ainda mais pessoas, incluindo homens com câncer, é uma sensação especial. Esse espaço é fruto do esforço incansável da Dra. Márcia, sua equipe e tantos voluntários dedicados”, ressaltou o vereador Gabriel Bueno. A diretora do Rosa e Amor, Dra. Márcia Camargo Franzese, destacou que “aqui não sou só eu, somos uma equipe. Nosso papel é acolher, dar esperança e cuidar de cada um que chega aqui”.
Antes, a antiga fachada da sede da entidade tinha a cor rosa como identidade, mas nesta nova fase, o prédio lança também sua nova identidade: a cor lilás como representante. a nova cor é uma união do rosa e do azul, refletindo o compromisso em atender mulheres e homens que enfrentam diferentes tipos de câncer.
A nova logomarca e identidade visual foi assinada pelo publicitário Ronaldo Buzato que explicou que “a nova marca do Grupo Rosa e Amor transmite uma mensagem profunda de cuidado, esperança e luta. Mais do que um símbolo de conscientização sobre o câncer, ela expressa transformação e renovação”.
A composição visual da logomarca sugere que, assim como uma flor pode brotar após um período difícil, a vida dos assistidos pode florescer novamente. A fita rosa, elemento marcante da identidade visual, reforça a conexão com a superação do câncer de mama, enquanto os círculos em formato de alvo representam o foco na eliminação da doença e na promoção da saúde.
Outros elementos visuais também carregam significados importantes. A roda estilizada no centro da logomarca remete a uma flor, simbolizando crescimento e renascimento diante dos desafios do câncer. Já os círculos ao redor da flor destacam o direcionamento dos esforços do Grupo Rosa e Amor na busca pela cura e remissão da doença, ampliando seu alcance para o bem-estar integral de homens e mulheres.
Para Ronaldo Buzatto, a escolha da tipografia reflete os valores essenciais da ONG. “Optamos por uma tipografia delicada e elegante, transmitindo sensibilidade e acolhimento. As letras minúsculas reforçam a proximidade e acessibilidade, enfatizando a abordagem humanizada da instituição.”
A nova paleta de cores também carrega um forte simbolismo. O rosa, tradicionalmente associado ao amor, à compaixão e à superação do câncer de mama, predomina na identidade visual. Já a fachada do prédio adota o lilás, cor que surge da união entre azul e rosa, simbolizando a inclusão dos homens no atendimento oncológico. Como explica o gestor Flávio Campos, “uma gota de azul no rosa o transforma em lilás, reforçando nosso compromisso em atender tanto mulheres quanto homens”.
Com essa nova identidade, o Grupo Rosa e Amor reafirma sua missão de acolher, apoiar e inspirar esperança para todos que enfrentam o câncer.
