RMC receberá doses da vacina contra a dengue

A Região Metropolitana de Campinas (RMC) foi contemplada com doses da vacina contra a dengue, distribuídas pelo Ministério da Saúde. Na quarta-feira, 27, o Ministério da Saúde informou que 154 novos municípios brasileiros receberão as doses do imunizante, junto com as primeiras 521 cidades já anunciadas anteriormente. Além da região de Campinas, outras dez regiões também devem receber as doses: Central (ES), Betim (MG), Uberaba (MG), Uberlândia/Araguari (MG), Recife, Apucarana (PR), Grande Florianópolis, Aquífero Guarani (SP), São José do Rio Preto (SP) e São Paulo.

Voltada para vacinar crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, as doses a serem distribuídas fazem parte de uma ação para impedir que as vacinas já distribuídas vençam. “A gente sabe que tem um quantitativo dessas doses que não foi aplicado. Não podemos deixar essas doses vencerem, é preciso utilizá-las. Diante disso, o Ministério da Saúde trouxe uma solução: redistribuir, dentro das unidades federadas, ou seja, dentro dos estados, para municípios que ainda não foram contemplados”, explicou o diretor do Departamento de Emergência em Saúde Pública e do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública para Dengue e outras Arboviroses (COE-Dengue), Márcio Garcia,

Em uma primeira distribuição das doses, 1.235.119 foram enviadas para as 521 cidades contempladas em um primeiro plano. Destas doses, 534.631 foram registradas como aplicadas, enquanto 700.488 ainda não foram registradas. Além disso, 668 mil doses estão próximas do vencimento, previsto para 30 de abril. Por isso a nova medida de redistribuição das doses.

O Ministério da Saúde também informou que recebeu uma nova remessa de doses da vacina contra a dengue, a primeira comprada pela pasta. Ao todo, 930 mil doses serão distribuídas para os 521 municípios anteriormente selecionados e para os 154 agora contemplados com a ampliação.

Ações na região

As ações na região seguem acontecendo seguindo tanto ordens municipais, quanto estaduais e nacionais. Além disso, a região segue com o Comitê Intermunicipal de Combate a Dengue, no qual define ações conjuntas para o combate da doença.

Em Valinhos, as ações de nebulização seguem avançando nos bairros. Nesta semana, o Jardim Jurema foi a região contemplada para o fumacê. A ação é realizada de maneira conjunta com o Grupo de Vigilância Epidemiológica Estadual, obedecendo protocolo do Ministério da Saúde. Segundo a Vigilância Epidemiológica o objetivo é abranger todas as ruas do bairro. Os moradores vêm sendo avisados antecipadamente pela equipe de vetores. Durante a aplicação, que ocorre sempre a partir das 8h30, os imóveis devem ficar vazios, inclusive sem os animais de estimação.

Além disso, 28 novos agentes comunitários começam a atuar no combate da doença. A princípio, os agentes iriam atuar no Programa Saúde da Família, nas regiões do Jardim São Marcos e Parque Portugal, mas foram remanejados por conta do decreto de estado de emergência.

Os novos agentes passaram por uma capacitação entre os dias 18 a 22 e já começaram a atuar nas ruas no combate ao mosquito transmissor da dengue, Aedes Aegypti.