Prefeitura de Valinhos realiza operação de despraguejamento de áreas verdes e limpeza de meios-fios

A Prefeitura de Valinhos, sob a coordenação da Secretaria de Serviços Públicos, deu início a uma grande operação para literalmente cortar o mal pela raiz. As equipes que fazem a zeladoria na cidade estão atuando no despraguejamento de áreas verdes e também na limpeza de meios fios em vias e calçadas públicas. O objetivo é extirpar as raízes das ervas daninhas para evitar a rebrota, preparando os espaços com gramados e calçamentos para a época de chuvas, quando as vegetações crescem mais rapidamente.

Segundo o secretário da pasta, Lucas Schiavi, o ‘Fumacinha’, este serviço é permanente, mas nos meses de junho e julho passou a ser intensificado quando os gramados iniciam o período de “dormência vegetativa” abrindo espaços para infestação de ervas daninhas.

A operação inicialmente foi realizada nas avenidas Paulista e dos Esportes e agora se estende por toda a extensão da Rodovia Comendador Guilherme Mamprim, a partir do portal até o limite com a Avenida dos Esportes.

Na sequência, a operação será levada para a Avenida Dino Celani, conhecida como Imigrantes, e à Avenida Presidente Tancredo Neves, no Parque das Colinas, que também são vias de grande tráfego de veículos.

“Trata-se de uma operação de despraguejamento e raspadinha, limpezas de meios-fios e calçadas, em forma de mutirão, com o objetivo de fazer a retirada das ervas daninhas nesse período mais seco do ano de maneira que no período chuvoso, quando o mato começa a crescer mais, a gente consiga controlar ele de modo mais fácil e com efetividade”, explica o secretário.