Prefeitura de Valinhos dá início ao desassoreamento da lagoa do CLT

Com a presença do prefeito de Valinhos, Franklin Duarte de Lima, e do diretor-presidente do DAEV S.A., Luiz Mayr Neto, teve início, nesta quarta-feira (26), o desassoreamento da lagoa do Centro de Lazer do Trabalhador (CLT) Ayrton Senna da Silva, no Jardim Pinheiros. A obra integra o programa Rios Vivos, desenvolvido pelo governo estadual por meio da Agência de Águas do Estado de São Paulo (SP Águas). O evento também contou com a presença da diretora técnica da SP Águas, Regina Aparecida Ribeiro, que trouxe a ordem de serviço para assinatura das autoridades municipais.

De acordo com o diretor-presidente do DAEV, os trabalhos da escavadeira serão concentrados em pontos específicos da lagoa onde a profundidade é reduzida. “Há locais com apenas 30 cm de profundidade. Por isso, serão retirados 25 mil m³ de lodo da lagoa nos próximos quatro meses, o equivalente a 2.500 caminhões de material. Todo o lodo será transportado e depositado na Estação de Tratamento de Esgoto Capuava (ETE-Capuava). Com isso, a capacidade de armazenamento de água no CLT será ampliada em 25 milhões de litros, garantindo segurança hídrica para o futuro de Valinhos”, explicou Mayr. Ele também ressaltou que a meta da gestão, após a conclusão do desassoreamento, é reintroduzir os pedalinhos na lagoa e realizar a revitalização do CLT, transformando-o no principal ponto de lazer para as famílias de Valinhos.

O prefeito Franklin destacou o esforço conjunto para viabilizar a obra em um curto espaço de tempo. “No primeiro dia de trabalho, iniciamos as tratativas com o governo do Estado, alinhamos os projetos e, em menos de 90 dias, não só garantimos um investimento de R$ 30 milhões para o desassoreamento das três principais lagoas de Valinhos, como também assinamos a ordem de serviço e iniciamos os trabalhos. Agradeço a todos os servidores do DAEV, da Prefeitura, ao programa Rios Vivos do governo estadual, ao governador Tarcísio de Freitas e à secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado, Natália Resende. Estamos vivendo um novo tempo para o DAEV e para Valinhos no que diz respeito à segurança hídrica”.

Regina Ribeiro, da SP Águas, elogiou a rapidez da atual gestão na apresentação da documentação e dos licenciamentos necessários, o que permitiu o início imediato da obra. “Estamos trabalhando em cooperação e vamos continuar apoiando Valinhos. Em setembro, deveremos iniciar o desassoreamento da Barragem João Antunes dos Santos”, anunciou.

Acesso

Durante as obras, o DAEV instalará dois tapumes para garantir a segurança dos frequentadores do local. Nos primeiros 30 dias, a escavadeira atuará na remoção do lodo, e, após esse período, o acesso será restrito em determinadas áreas do parque devido à intensa movimentação de caminhões.