Ministério do Esporte retoma Programa Segundo Tempo com a inclusão do paradesporto

O Ministério do Esporte retomou o Programa Segundo Tempo, um programa social que já beneficiou milhares de pessoas e retorna por meio de uma parceria com estados e municípios. De acordo com o Ministério, o programa chega neste primeiro semestre em cinco estados brasileiros nas vertentes Segundo Tempo Padrão e Segundo Tempo Paradesporto.

O Segundo Tempo terá atividades em 15 núcleos distribuídos pelo Brasil. Ao todo serão 14 núcleos do PST Padrão e um do Paradesporto, sendo quatro instalados em Petrópolis, no Rio de Janeiro, seis na Bahia, um na Paraíba, três em Minas Gerais, e um em Mato Grosso. Um dos núcleos da Bahia será voltado para o paradesporto, e a expectativa é que beneficie cerca de 60 pessoas, por ciclo.

Os primeiros núcleos implementados em cinco estados vão atender cerca de 1.460 pessoas, entre crianças, adolescentes, jovens e adultos, a partir de seis anos de idade, prioritariamente estudantes matriculados na educação básica em escolas públicas e expostos aos riscos sociais.

“Estamos dando início às atividades dos primeiros 15 núcleos do programa Segundo Tempo, e vamos trabalhar para que o PST chegue a todos os estados brasileiros e ajude no desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens. A ideia é promover a formação da cidadania e melhorar a qualidade de vida, em especial daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social”, afirmou o ministro do Esporte André Fufuca.

As novas diretrizes do programa incluem a democratização do acesso da população a esporte e lazer de qualidade, a diminuição da vulnerabilidade social, da evasão escolar e universitária, além da promoção da inclusão e do respeito às questões de gênero, orientação sexual, raça, etnia e religião.

O Programa Segundo Tempo funciona com a implementação de núcleos esportivos viabilizados por parcerias entre o Ministério do Esporte e governos estaduais, municipais, do Distrito Federal e organizações da sociedade civil. Além da implementação dos 15 primeiros núcleos do PST, 15 estão com convênios formalizados, ou seja, com recursos garantidos, mas em fase de comprovação da estruturação para dar início a execução das atividades.

O Programa Segundo Tempo tem por objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social.

As novas diretrizes do programa permeiam a democratização do acesso da população a esporte e lazer de qualidade, a diminuição da vulnerabilidade social, da evasão escolar e universitária, além da promoção da inclusão e do respeito às questões de gênero, orientação sexual, raça, etnia e religião. As duas vertentes do Segundo Tempo também farão parte das parcerias estabelecidas na implantação da Rede Nacional de Desenvolvimento do Esporte, como com instituições públicas e entidades privadas, e buscarão atuar no enfrentamento das desigualdades territoriais e da equidade no atendimento regional.