Mercado pet cresce nas cidades da RMC

O mercado pet é um dos setores que mais tem crescido entre as cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) nos últimos anos. De acordo com uma pesquisa do Sebrae-SP, o segmento pet, que abrange pet shops, comercio de medicamentos veterinários, clinicas, hotéis e creches para pets, teve um aumento significativo em cidades como Campinas, Hortolândia, Paulínia, Indaiatuba e Jaguariúna.

Dados da Receita Federal apontam que o crescimento no segmento pet variou de 130% a 176% nestas cidades da região. Apesar de cinco cidades da RMC se destacarem, todos os municípios da região apresentaram um aumento significativo no segmento pet neste ano, contribuindo significativamente para a economia local e a geração de empregos.

Além do destaque para o setor pet na região, o segmento tem grande relevância em todo o país. Atualmente, o Brasil é o terceiro do mundo com maior número de animais de estimação, ficando atrás apenas da China e Estados Unidos, é o que aponta uma pesquisa divulgada pela Quaest. São cerca de 167 milhões de pets no país, sendo que sete em cada dez pessoas têm um animal de estimação em casa.

Dos mais de 160 milhões de pets, cães são os que lideram a lista de animais de estimação. São pelo menos 67,8 de cães e 33,6 milhões de gatos, seguido de peixes e aves como preferências para animais de estimação.

Essa realidade impulsiona o setor em nível nacional, refletindo também no aumento de 2,5 mil empreendedores no mercado pet nas 22 cidades da região de Campinas.

Os números e o crescimento pela procura se serviços no setor pet refletem a importância pelo cuidado e atenção aos animais. Cidades da região tem aumentado a cada ano políticas públicas voltadas aos cuidados com animais. Cidades com Campinas, Valinhos, Vinhedo e Paulínia oferecem à população programas gratuitos de castração e microchipagem, enquanto que algumas vão além e oferecem outros serviços de atendimento animal, como a UBS Bem-Estar Animal, em Vinhedo.

Nesta sexta-feira, 04, é celebrado o Dia Internacional dos Animais, marcando a importância do cuidado com os animais. Pensando nisso, Campinas, destaque nacional como Cidade Amiga dos Animais, tem implantado, nos últimos anos, uma série de políticas públicas voltadas para os cuidados com os cães e gatos. Nos últimos anos foi criado o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA), a implantação dos Consultórios Veterinários Móveis, o Castramóvel e o Samu Animal, além da criação do programa Banco de Ração, a reativação das Feiras de Adoção ao ar livre, construção de parcões e a criação de uma ação voltada para os animais selvagens com as Passagens de Fauna.