O mês de novembro é conhecido nacionalmente pela campanha de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, o Novembro Azul. Com ações ao longo de todo o mês, cidades de todo o país alertam para a importância de realizar exames e buscam conscientizar a população masculina sobre os cuidados necessários, além de desmistificar informações sobre a doença.
Sendo o segundo tipo de câncer mais incidente entre homens, dados do Ministério da Saúde apontam que só no ano passado foram 17.093 mortes por câncer de próstata no Brasil, o que corresponde a 47 óbitos por dia, segundo levantamento da SBU (Sociedade Brasileira de Urologia). Estimativas do Inca (Instituto Nacional de Câncer) apontam para 71.730 novos casos da doença por ano no triênio 2023-2025, com uma média de 196 por dia.
Mesmo com a alta incidência, a campanha do Novembro Azul é uma forma de reforçar que se descoberto e tratado com antecedência, as chances de cura são altas. Para isso, a campanha incentiva o check-up para homens a partir dos 50 anos de idade. No estado de São Paulo, é possível que homens nesta idade agendem e realizem os exames necessários de forma gratuita.
Para realizar a consulta, é necessário agendar o serviço pelo telefone 0800-779-0000, no qual o atendente vai localizar o Ambulatórios Médicos de Especialidades (AME) mais próximo. Os atendimentos acontecem durante todo o ano, aos sábados, com exames preventivos visando rastrear ativamente o câncer de próstata e ressaltar a importância da detecção precoce da doença.
O atendimento é dividido em pelo menos dois sábados. No primeiro, o paciente passa por uma consulta de enfermagem para avaliação do peso, altura e risco cardíaco, e realização de exames laboratoriais de sangue e eletrocardiograma.
No sábado seguinte, é agendado o retorno para as consultas com cardiologista e urologista para avaliação dos exames. Em caso de anormalidade, o paciente é encaminhado para mais procedimentos, com acompanhamento e tratamento.
O protocolo de atendimento foi desenvolvido em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia e Socesp (Sociedade Brasileira de Clínica Médica).
Ao longo do mês, alguns municípios também realizam ações em prol da campanha. Além das ações de conscientização, alguns disponibilizam ações que promovem um cuidado com a saúde e bem-estar do homem. Em Paulínia, por exemplo, entre os dias 18 e 29 a Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque da Represa recebe ações voltadas à saúde do homem em alusão ao “Novembro Azul”. Na segunda-feira, 18, a UBS promove alongamento às 8h e café especial às 9h30. Já no dia 27, haverá caminhada às 8h, café com prosa com o médico Murilo Campanha às 9h30, e uma fala sobre o autocuidado masculino, às 10. Encerrando a programação, no dia 29 tem café na Roça Dançante, com o professor Adnan, e Farmácia Viva, às 10h30.
Outros tipos de câncer
Mesmo sendo um dos tipos mais comuns, o câncer de próstata não é o único que deve ser levado em consideração ao longo da campanha. Além do câncer de pele, que é o primeiro mais comum, o câncer bucal também deve receber uma atenção especial. Neste sentido, Valinhos deu início a Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal, uma ação que acontece em paralelo com o Novembro Azul, mês mundial de combate ao câncer de próstata.
“O câncer de boca é o quinto tumor mais frequente em homens no Brasil, e afeta cerca de 3 vezes mais homens do que mulheres, principalmente com mais de 40 anos. O câncer bucal, em seu estágio inicial, não apresenta sintomatologia e são diagnosticados precocemente pelo cirurgião dentista durante consultas de rotina. Placas brancas ou vermelhas e pequenas úlceras, por exemplo, podem ser visualizadas logo no início e, consequentemente, a possibilidade de cura é maior”, disse a diretora do Departamento de Odontologia, a cirurgiã dentista Nayene Leocádia Manzutti Eid.
A ação acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 12h às 16h, e nas UBSs Bom Retiro, Paraíso e São Marcos, também no horário de 16h às 18h. A população pode procurar pelas equipes de saúde bucal das UBSs para solicitar a realização de exame da cavidade oral. Ele é feito por um cirurgião-dentista e não é necessário agendamento prévio.
A cirurgiã dentista explica que, em casos de alterações, os pacientes terão continuidade no atendimento e deverão retornar em data agendada pela unidade de saúde para reavaliação e encaminhamento ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), se necessário.
“Caso haja suspeita de malignidade, o paciente deverá ter o exame marcado com o estomatologista do CEO, sem necessidade de aguardar a reavaliação. No local, são realizadas as biópsias das lesões de boca e, se confirmado o diagnóstico de câncer, é feito o encaminhamento imediato para o tratamento. Todo o processo é realizado pela rede municipal”, detalha Nayene, ao complementar que os cirurgiões dentistas, recomendam o autoexame da boca, mensalmente, diante de um espelho, para verificar se existe qualquer área anormal, como manchas brancas (leucoplasia), feridas ou nódulos.
Segundo a diretora do Departamento de Odontologia, o autoexame é muito importante, principalmente, para pessoas que fumam e/ou ingerem bebidas alcoólicas rotineiramente, pois ambos aumentam o risco de desenvolver esse tipo de câncer.
