Hortolândia está promovendo uma iniciativa de busca ativa vacinal na população infantil da cidade. Neste sábado, 10, equipes das UBSs percorrerão diversas regiões da cidade, realizando visitas domiciliares para verificar a carteira de vacinação das crianças com idade entre seis meses e menos de cinco anos.
O Monitoramento Estratégico de Vacinação é uma ação coordenada pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Hortolândia, como uma forma de atualizar e assegurar a cobertura vacinal contra Poliomielite (paralisia infantil) e Sarampo, além de outras vacinas do Calendário Nacional de Imunização. Neste sentido, os agentes aplicarão as doses em falta e necessárias no local.
O objetivo da ação é aumentar a cobertura vacinal, que tem apresentado uma queda nos últimos anos. Este tipo de monitoramento é uma medida preventiva para evitar surtos de doenças que podem ser controladas por vacinas. A Secretaria de Saúde de Hortolândia reforça que a ação é essencial para manter a saúde das crianças e contribuir para o controle de doenças transmissíveis.
A iniciativa deve acontecer neste sábado com as equipes das UBSs Campos Verdes, Dom Bruno Gamberini, Figueiras, Orestes Ôngaro, Parque do Horto, Santa Clara e São Jorge, mas a ação acontecerá nos próximos finais de semana, 17 e 24. No dia 17, as UBSs Amanda I, Amanda II, São Bento e Taquara Branca estarão envolvidas, e no dia 24, as UBSs Adelaide, Jardim Esmeralda, Novo Ângulo, Nova Europa, Rosolém e Santiago farão o trabalho.
A meta é que cada equipe visite 24 crianças. A abordagem será feita por amostragem, e a meta geral para a cidade foi estipulada pelo governo do Estado, que estima uma população infantil de 13.397 crianças na faixa etária alvo.
A Secretaria de Saúde explica ainda que crianças que não forem visitadas, as vacinas estarão disponíveis nas UBSs do município. Basta que as famílias ou responsáveis levem as crianças até a UBS mais próxima para atualizar as vacinas pendentes.




