Hortolândia está criando um Almanaque de Práticas Pedagógicas para uma Educação Antirracista, por meio do Projeto Território de Saberes – Ubuntu (Sou Porque Somos). Desenvolvido pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia em conjunto com profissionais da educação municipal, a iniciativa busca reconhecer, valorizar e apreciar práticas pedagógicas de significativa relevância social e educacional, desenvolvidas por professores e educadores, estabelecendo diálogos com as crianças e os demais estudantes sobre a cultura afro-brasileira. O Almanaque ainda está em processo de construção, sendo que professores e educadores de todos os níveis básicos de ensino ainda podem colaborar com o projeto. Para isso, é preciso se inscrever pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfAkCe7EFvLnWLfF_iRL6x9eyDWrdYTGEXdFk8b0OVljXi95w/viewform até dia 02 de agosto. Para colaborar, os interessados precisam enviar práticas pedagógicas desenvolvidas. A construção do Almanaque vai de acordo com com a Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas. Neste sentido, a ação parte do pressuposto da importância de promover a igualdade e equidade no ambiente escolar em torno das questões étnico-raciais, por meio do desenvolvimento de práticas educativas e pedagógicas no combate ao racismo. De acordo com a Secretaria, depois de organizado, o documento será disponibilizado a toda a rede municipal de ensino, contribuindo para a disseminação do conhecimento já disponível, bem como de ações pedagógicas práticas produzidas pelos profissionais. Deste modo, os ensinamentos reunidos no Almanaque poderão ser aplicados, por meio de atividades práticas, desenvolvidas de acordo com o Currículo Municipal de Educação – Integra Saberes.


