Hortolândia adere ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania

Hortolândia aderiu ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2) e ao Projeto Bolsa Formação, do Governo Federal, durante essa semana. A partir de agora, com a adesão aos projetos, guardas municipais que atendam a critérios do Bolsa Formação poderão participar de cursos de graduação e pós-graduação, podendo trazer maiores benefícios para toda a população.

Os projetos são promovidos pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) em conjunto com a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) e oferecem bolsas de estudos na Rede EaD Senasp (Rede Nacional de Educação a Distância em Segurança Pública), ou em outras instituições de ensino superior, custeados por meio de bolsa de estudos no valor de R$ 900.

De acordo com o prefeito José Nazareno Zezé Gomes, a parceria com o Governo Federal na área da segurança trará benefícios a toda a sociedade, permitindo aos agentes de segurança uma abordagem diferenciada junto à juventude. “Determinei aos secretários municipais que possamos buscar projetos e parcerias com as esferas estadual e federal e o Pronasci é um deles. Fomentar esse trabalho junto aos jovens é fundamental nesta construção de uma cidade inteligente e sustentável para todos”, afirmou.

As formações propostas nos programas abordam temas de grande relevância social, como o Sistema Único de Segurança Pública (Susp); o enfrentamento da desigualdade racial no país; Segurança Pública e Violência contra mulheres e meninas: do Enfrentamento ao Protagonismo Feminino na Prevenção e Redução da Violência; o Papel dos Profissionais do Susp na Defesa do Estado Democrático de Direito; os Municípios e a Prevenção da Violência: o papel da Guarda Municipal, além de Tecnologias Aplicadas à Segurança Pública.