Há poucos dias da abertura oficial, confira atrações completas para 74° Festa do Figo

O Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini recebe a 74ª Festa do Figo e 29ª Expogoiaba a partir da próxima sexta-feira, 17, e segue com uma programação pelos próximos finais de semana com diversas atrações. Com shows de grandes nomes nacionais, de artistas locais e regionais, a Festa do Figo recebe ainda atrações turísticas, gastronômicas e culturais, além, é claro, da variedade de frutas produzidas por produtores locais disponíveis durante o evento.

Antes do parque abrir os portões para o grande evento, a abertura das celebrações para a Festa do Figo deste ano já começam neste domingo, 12, com o tradicional Desfile de Muladeiros, Cavaleiros e Charreteiros. Aos interessados em participar ou conferir o evento, o desfile começa às 10h, no Fórum, passando pela Avenida Joaquim Alves Corrêa, passando pelo cruzamento com a Rua Francisco Glicério, acessando a Rua 11 de Agosto, no sentido da Avenida Invernada, e descendo pela Avenida Imigrantes. No retorno, o desfile passa pela Prefeitura, sentido rodoviária. A comitiva segue pela Avenida dos Esportes (sentido Praça da Bíblia), passa pela Rua José Ezequiel da Silva, finalizando no estacionamento do Ginásio Municipal (fundo do Parque da Festa do Figo). Além disso, o desfile contará com a presença da corte da festa, a rainha Laura Marcacci e as 1ª e 2ª princesas Vitória Gonçalves e Thalia dos Santos, e com três Amazonas que carregarão as bandeiras do Brasil, do Estado e da cidade.

Já a partir do dia 17, o Parque da Festa do Figo abre os portões para os mais de 300 mil visitantes que são esperados durante os dias da festa. De acordo com a Comissão Organizadora, o público poderá começar a aproveitar o evento a partir das 18h de sexta-feira, sendo que a partir da semana seguinte o Parque abrirá os portões às quintas-feiras também, a partir das 18h. Aos sábados e domingos, a festa começa a partir das 10h. Além disso, no dia 20 de janeiro, feriado municipal, o Parque também abrirá os portões para os visitantes, entretanto, vale ressaltar que tanto neste dia, quanto às quintas-feiras, o evento não recebe os shows no palco principal, mas as outras atrações acontecem normalmente.

Para os shows do palco principal, o evento recebe o grupo Sorriso Maroto abrindo o evento na sexta, 17, seguido da dupla Zé Neto e Cristiano no sábado (18) que contará com abertura de Bruno César & Rodrigo, e do sertanejo Luan Pereira encerrando o primeiro final de semana de festa no domingo (19). No segundo final de semana, Simone Mendes se apresenta na sexta (24) com abertura de Luiz Miguel & Daniel, no sábado (25) é a vez da dupla João Bosco & Vinícius subir ao palco e do Turma do Pagode no domingo (26). Para o último final de semana, Os Paralamas do Sucesso retornam aos palcos da festa depois de 11 anos e se apresentam na sexta-feira (31). O cantor Pablo se apresenta no sábado (01) com shows de abertura de Jobson Souza, e, por fim, Dino Fonseca encerra a edição de 2025 da Festa do Figo no domingo (02). Entre todos os shows do palco principal, apenas os shows de Sorriso Maroto, Zé Neto e Cristiano e Simone Mendes serão pagos, já os outros tem entrada gratuita na pista. Os ingressos já estão sendo vendidos tanto para os shows pagos, quanto para os gratuitos nas áreas vip e camarote, sendo que os ingressos estão sendo vendidos pelo site https://www.tycket.com.br/festa-do-figo-de-valinhos-2025.html.

Além dos shows principais, o evento a todo momento recebe shows de artistas locais e regionais em outros palcos, como o Palco Fruta em frente a praça de alimentação, e a Tenda do Rock.

Para as opções gastronômicas, além das tradicionais escolhas, o destaque fica para os pratos feitos com o figo e com a goiaba. Dentre os pratos que utilizam as frutas, a barraca do Fundo Social é uma das opções para quem quer se aventurar nas receitas com o figo e com a goiaba. Para esse ano, o Fundo Social apresenta como novidade o doce Flor de Figo, semelhante ao brigadeiro, mas que inova utilizando a castanha de caju, o figo e a goiaba. De acordo com a entidade, o nome do doce está vinculado ao fato do figo ser uma flor e não fruta. Além da novidade, no estande do órgão é possível ainda provar as compotas, os doces de figo Ramy, a versão com chantilly ou ainda com sorvete, além dos shakes de figo e de goiaba.

Começando a se tornar tradição durante a Festa do Figo, a edição deste ano recebe mais uma vez os passeios de Agroturismo e City Tour, atrações que tem como proposta trazer uma vivência nos principais pontos turísticos e produtores rurais da cidade. Realizados sempre aos sábados e domingos, os roteiros serão acompanhados por guias da Associação Amigos do Vali, que contarão as histórias e curiosidades sobre os locais. O valor dos passeios é de R$ 30 cada e as saídas serão realizadas pelo Portão 7 do Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini. Os ingressos poderão ser adquiridos na hora dos passeios diretamente nos guichês. O passeio de Agroturismo será realizado entre 9h e 16h, com duração em média de até duas horas. Já o City Tour tem saídas às 10h, às 13h e às 15h, com duração de uma hora. “É uma oportunidade única de se conectar com a natureza, com a cultura e os sabores locais”, resume Mônica Santos, responsável pela organização dos passeios. Além de conhecer várias propriedades, um dos momentos mais aguardados é a degustação dos produtos, tais como vinho, sucos, doces, compotas artesanais e outros. “É um momento em que o produtor conversa com os turistas e visitantes, explicando sua rotina e sua produção”, acrescentou Mônica. É indicado que os interessados em ambos os passeios se vistam de forma confortável, incluindo uso de tênis, levem boné e usem protetor solar.

Nos roteiros dos passeios, o Agroturismo inclui visitação às plantações de figo e carambola da Chácara São Luiz, Adega do Tio Mário e Camping Macuco. Já o City Tour prevê passeio pelos principais pontos da cidade, parada na famosa Casinha do Figo com Chocolate e Ponto de Vendas de produtos locais, incluindo o mel no Apiário Barduchi, a Vinícola Villa Tordin, além de pontos turísticos.