Grupo Rosa e Amor funda Cooperativa Rosa Mulher para geração de renda

O Grupo Rosa e Amor fundou a Cooperativa Rosa Mulher que tem como objetivo a capacitação de mulheres para o empreendimento por meio do fornecimento de produtos e serviços. Com o fim da campanha do Outubro Rosa, que visa a conscientização e prevenção ao câncer de mama, a fundação da cooperativa foi uma das mais novas conquistas da instituição.

No último sábado, 28, o Grupo Rosa e Amor realizou uma Assembleia Geral para a fundação da cooperativa, sendo que foram definidos o logotipo e a primeira diretoria, além da votação e aprovação do estatuto apresentado pelo Dr. Mário Camargo de Andrade e Dra. Giuliana Camargo de Andrade. Para a diretoria, a votação elegeu como presidente a Dra. Marcia Camargo Franzese, Janice Andrade Silva como vice-presidente e Roberta Nunes Barbosa como diretora financeira. Para o Conselho Financeiro foram eleitas como titulares: Maria Madalena Lima, Marilce M. Nakamura e Mara Ceccherini, com o Suplentes estão: Cláudia Fraga, Mirian Dias B. F. Carvalho e Rosangela Freitas.

A cooperativa já vinha sendo estudada e trabalhada para ser implantada há alguns meses pela presidente do Grupo Rosa e Amor, Dra. Márcia Camargo Franzese, sendo que agora poderá ser uma forma de geração de renda para mulheres com câncer. De acordo com a instituição, quando a mulher é diagnosticada com câncer, muitas vezes perde o emprego e outras perde também o marido, ficando com filhos pequenos, necessitando de renda para o sustento. Desta forma, o cooperativismo é um modelo de negócio baseado no trabalho coletivo, que está presente em todos os setores da economia. Uma atividade que gera trabalho e renda para as pessoas e leva prosperidade para quem participa dela.

“Hoje é um dia de muita alegria. A constituição da cooperativa Rosa Mulher é uma grande conquista do Grupo Rosa e Amor, queremos que as mulheres atuem com empreendimentos e atividades diversas como artesanato, culinária, costura, serviços. A união dessas mulheres vai proporcionar o empoderamento, serão muitas trocas de informações e parcerias que vão possibilitar a realização de um trabalho organizado que que vai possibilitar escoamento da produção de forma partilhada. A nossa tarefa enquanto presidente da Cooperativa Nova Mulher, é melhorar a capacidade de empoderar as mulheres e essa luta está só começando”, finalizou Dra. Marcia Camargo Franzese.

O Grupo Rosa e Amor de Valinhos é uma entidade que atende mulheres vítimas do câncer e seus familiares. A partir disso, o grupo dá apoio psicológico, nutritivo, fisioterapêutico, de enfermagem, de serviço social, terapêutico e jurídico. Se consolidando como uma instituição de grande importância para a cidade e na região, o Grupo Rosa e Amor realiza ações no município para o apoio e cuidado das mulheres diagnosticadas com câncer. Além disso, a instituição promove ainda atividades para crianças e filhos das mulheres assistidas.

Dentre as atividades, o Grupo realiza um bazar que funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h, com opções de roupas em boas condições. Além disso, em sua segunda edição, o Rosa e Amor promove uma grande ação de conscientização ao Outubro Rosa, o Pedágio Rosa. Com mais de 300 voluntários, o grupo esteve presente em pontos estratégicos e de maior circulação durante o primeiro final de semana de outubro para conscientizar sobre o câncer de mama. Durante o dia, os voluntários entregaram folhetos, além de um evento no Centro de Artes, Cultura e Comércio (CAAC) Adoniran Barbosa, com apresentação musical e ações de saúde. De acordo com a instituição, só no Pedágio Rosa foram arrecadados cerca de R$ 15 mil para a entidade, beneficiando cerca de 600 mulheres com câncer atendidas. Além disso, para Dra Marcia Camargo Franzese, a ação foi muito importante para divulgar o trabalho do Grupo Rosa e Amor, para angariar novos voluntários e ajuda financeira. “Fico muito feliz e agradecida, este ano tivemos mais voluntários, conseguimos nos organizar melhor. A cidade ficou alegre, colorida e cheia de solidariedade, tanto os nossos voluntários como os motoristas entenderam o objetivo da ação e todos deram o seu melhor”.