As ocorrências de furtos e roubos de caminhões, reboques e semirreboques diminuíram, no estado de São Paulo, entre os meses de janeiro e outubro, na comparação com o mesmo período do ano passado, revela o Boletim Tracker-FECAP. Os dados apontam para uma dinâmica mista de mudanças, com implicações significativas para a segurança pública e logística.
Houve uma redução de aproximadamente 14,3% no total geral de eventos de roubo e furto de veículos pesados, atingindo 2.030 registros nos 10 primeiros meses de 2024, em comparação com as 2.368 ocorrências de 2023.
Segundo o pesquisador da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) responsável pelo estudo, Erivaldo Vieira, os números indicam um fortalecimento das operações policiais e uma possível melhora na capacidade de resposta às incidências criminais. “Percebe-se uma melhoria na eficiência dos sistemas de rastreamento e recuperação de veículos, possivelmente devido à implementação de novas tecnologias e à maior coordenação entre as forças de segurança”, completa.
Furtos apresentam aumento
Os furtos (art. 155), que em 2023 totalizaram 628 casos, aumentaram para 653 em 2024, um acréscimo de 4%. “Este aumento pode ser reflexo de uma maior vulnerabilidade em locais de estacionamento ou uma possível mudança no comportamento dos criminosos, que podem estar optando por ações menos violentas”, analisa o gerente de Comando e Monitoramento do Grupo Tracker, Vitor Corrêa.
O crescimento dos furtos foi mais expressivo nos meses de agosto (+111%) e setembro (+18,4%), quando comparados aos mesmos meses de 2023. Por outro lado, meses como fevereiro e maio apresentaram uma redução significativa, de 43,7% e 25,3%, respectivamente.
Redução expressiva nos roubos
O número de roubos (art. 157) caiu substancialmente, de 1.740 registros em 2023 para 1.377 em 2024, uma queda de 20,9%. Esta diminuição reflete possivelmente o reforço em medidas de segurança, como escoltas armadas e rotas planejadas, ou ainda maior vigilância por parte das forças policiais.
Entre os meses analisados, o mês de junho destacou-se com a maior queda percentual nos roubos, passando de 196 casos em 2023 para 116 em 2024, uma redução de 40,8%. Contudo, o mês de julho apresentou um aumento de 10,2%, indo de 187 para 165, o que requer atenção específica das autoridades.
OCORRÊNCIAS POR TIPO DE VEÍCULOS PESADOS
Caminhões: queda significativa – Os caminhões, que somaram 1.100 ocorrências em 2023, registraram uma queda de 16,1% em 2024, com 923 ocorrências. Apesar disso, meses como agosto apresentaram aumento de 13,9% em relação a julho, sugerindo variações sazonais na atividade criminosa.
Caminhões-tratores: variação moderada – Os caminhões-tratores também registraram queda, embora menos expressiva: de 617 casos em 2023 para 564 em 2024, uma redução de 8,6%. Em julho, no entanto, houve um aumento pontual de 20,4% nas ocorrências em relação ao mês anterior, indicando que esse tipo de veículo ainda é um alvo relevante para criminosos.
Reboques: redução acentuada – No caso dos reboques, houve uma diminuição significativa de 21,7% no total de ocorrências, passando de 166 em 2023 para 130 em 2024.
Semirreboques: tendência de alta em alguns meses – Diferentemente dos outros tipos de veículos, os semirreboques apresentaram uma redução menos uniforme, caindo de 485 ocorrências em 2023 para 413 em 2024, uma diminuição de 14,8%. Mas, em março de 2024, houve um aumento expressivo de 10,3% em relação ao mesmo mês de 2023.
CIDADES COM MAIS OCORRÊNCIAS
De acordo com o Boletim Tracker-Fecap, as ocorrências se concentram nas 20 principais cidades do estado, que juntas representam 55,5% do total registrado. “Este dado reforça a persistência de um fenômeno que liga a criminalidade à dinâmica dos grandes centros urbanos e polos logísticos. A alocação estratégica de recursos de policiamento, tecnologia de rastreamento e monitoramento, além de parcerias com empresas de transporte, pode maximizar os resultados no combate ao crime nestas localidades específicas”, destaca Erivaldo Vieira.
2024 | Caminhão | Caminhão trator | Reboque | Semi-reboque | Total Geral | ||||||
jan | 102 | 47 | 13 | 41 | 203 | ||||||
fev | 67 | 44 | 16 | 27 | 154 | ||||||
mar | 94 | 60 | 19 | 43 | 216 | ||||||
abr | 112 | 61 | 12 | 60 | 245 | ||||||
mai | 92 | 54 | 10 | 48 | 204 | ||||||
jun | 87 | 49 | 7 | 32 | 175 | ||||||
jul | 102 | 61 | 16 | 46 | 225 | ||||||
ago | 106 | 79 | 13 | 37 | 235 | ||||||
set | 72 | 50 | 8 | 38 | 168 | ||||||
out | 89 | 59 | 16 | 41 | 205 | ||||||
Total Geral | 923 | 564 | 130 | 413 | 2030 |
2023 | Caminhão | Caminhão trator | Reboque | Semi-reboque | Total Geral | ||||||
jan | 116 | 54 | 14 | 52 | 236 | ||||||
fev | 113 | 51 | 12 | 77 | 253 | ||||||
mar | 133 | 70 | 23 | 39 | 265 | ||||||
abr | 111 | 56 | 10 | 41 | 218 | ||||||
mai | 123 | 81 | 21 | 54 | 279 | ||||||
jun | 106 | 71 | 25 | 48 | 250 | ||||||
jul | 96 | 73 | 14 | 56 | 239 | ||||||
ago | 93 | 62 | 18 | 46 | 219 | ||||||
set | 94 | 50 | 17 | 31 | 192 | ||||||
out | 115 | 49 | 12 | 41 | 217 | ||||||
Total Geral | 1100 | 617 | 166 | 485 | 2368 |