Fifa vai solicitar inclusão do futsal e futebol de areia nas Olimpíadas

A Fifa (Federação Internacional de Futebol) vai solicitar a inclusão do futsal e do futebol de areia no programa esportivo das Olimpíadas. A solicitação será feita ao Comitê Olímpico Internacional (COI), sendo que esta é a primeira vez que a Fifa vai realizar uma representação oficial de inclusão do futsal junto ao COI.

A decisão de solicitar a inclusão do futsal e futebol de areia nas Olimpíadas foi tomada pela Fifa durante uma reunião do conselho geral, em Zurique, na Suíça.

Antes da Fifa tomar a decisão, a Fifusa (Federação Internacional de Futsal), primeira entidade a gerenciar a modalidade, chegou a fazer campanhas pela inclusão do esporte no programa olímpico no passado, mas as pretensões nunca foram formalizadas junto ao comitê.

Nesta quinta-feira (3), depois do encerramento de seu conselho, a Fifa divulgou um documento com uma série de metas para o ciclo que termina em 2027 e, entre elas, destacou suas intenções para o futsal e para o futebol de areia.

“Considerando os níveis de participação em todo o mundo, a Fifa vai propor que tanto o futsal quanto o futebol de praia sejam considerados como disciplinas distintas de futebol nos Jogos Olímpicos daqui para frente”, diz o texto.

O documento também destaca a intenção da entidade máxima do futebol de solicitar uma ampliação no número de participantes no torneio olímpico de futebol feminino, de 12 para 16 seleções.

Atualmente, além do feminino, em que não há limite de idade, o programa olímpico também tem um torneio de futebol masculino, com jogadores de até 23 anos, além de três atletas em cada elenco que podem estar fora dessa faixa etária.

Para fazer parte das Olimpíadas, o Comitê Olímpico Internacional exige que a modalidade seja reconhecida pelo Comitê, regida por uma Federação Internacional e siga o código antidoping do COI.

Além disso, a modalidade precisa ser amplamente dominada por homens em no mínimo 75 países e quatro continentes, e por mulheres em no mínimo 40 países e três continentes. O futsal se encaixa em todas as exigências.

Mesmo tendo todas as exigências, o principal motivo por trás da ausência do futsal nas Olimpíadas é o atrito entre Fifa e COI. A entidade tinha receio que a Copa do Mundo da modalidade perdesse prestígio caso o esporte fizesse parte dos Jogos.

Além dos Jogos Olímpicos serem um evento maior do que a Copa do Mundo de Futsal da Fifa, eles são disputados no mesmo ano. O Comitê Olímpico Internacional, por sua vez, também não tinha tanto interesse em integrar a modalidade no programa por prestigiar uma competição organizada pela entidade.

Com a possível inclusão do futsal para as Olimpíadas, o Brasil se torna uma das favoritas para competir na modalidade nos próximos anos. Durante  a Copa do Mundo de Futsal, que está acontecendo neste momento, o Brasil se classificou para a final da competição pela sexta vez e depois de ficar fora das finais das duas últimas edições.

Com um aproveitamento de 100%, o Brasil vai enfrentar a Argentina na final. A decisão acontece neste domingo, 06, às 12h (horário de Brasília), na Humo Arena, no Uzbequistão. O jogo deve ser transmitido pelo SporTV, na CazéTV e Fifa+.