As Etecs (Escolas Técnicas Estaduais) vão oferecer quatro novos cursos para o primeiro semestre de 2025. Oferecidos já neste processo seletivo, as novas opções são duas Especializações Técnicas, um curso de Ensino Médio Integrado ao Técnico e um curso da Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS). A princípio as vagas para os novos cursos são para unidade da capital e de Carapicuíba.
Na modalidade de Articulação da Formação Profissional Média e Superior, o curso que está sendo oferecido é o de Agenciamento de Viagem – Gestão de Turismo, que está sendo oferecido pela primeira vez nesta modalidade. Além da grade comum curricular, o aluno terá 200 horas de aulas de contextualização profissional e conteúdos dos Ensino Técnico. Nesta opção, o candidato aprenderá a traçar roteiros turísticos e a acompanhar turistas durante viagens, garantindo a qualidade da experiência e a satisfação do cliente. O curso também capacita o estudante a realizar cotação de viagens e trabalhar como consultor de destinos, o que amplia as possibilidades de atuação no mercado de turismo. Após concluir o Ensino Médio integrado ao Técnico, quem optar por esta formação poderá atuar em agências de turismo, empresas de eventos, restaurantes e como autônomo, ao mesmo tempo em que termina a etapa do Ensino Superior em Gestão de Turismo.
Já no Ensino Médio Integrado o curso oferecido é o de Técnico em Publicidade, que tem como foco a comunicação em diversas mídias. A formação prepara profissionais para o desenvolvimento de campanhas publicitárias em diferentes plataformas, como redes sociais, televisão, rádio e mídia online e impressa. O estudante também poderá desenvolver habilidades para criar projetos de comunicação, prospectar e organizar dados para estudos de imagens e elaborar relatórios com métricas de audiência em diversas plataformas. Ao finalizar os três anos de curso, o profissional poderá trabalhar em agências de publicidade, consultorias, produtoras de filmes e prestação de serviços para influenciadores digitais, por exemplo.
Nas Especializações Técnicas são dois cursos: em Gastronomia Internacional e em Dança a Dois. No de gastronomia, o curso terá carga horária de 24o horas, abordando técnicas de corte, cocção e conservação de alimentos de diferentes países. Serão desenvolvidas habilidades que permitem ao aluno conhecer e aplicar métodos específicos para cada tipo de culinária. A formação também capacitará o técnico para colaborar na elaboração e revisão de cardápios temáticos, utilizando ingredientes de diversos países. Após a conclusão do curso, o profissional poderá atuar em bares, buffets, restaurantes, cruzeiros marítimos, cozinhas industriais e hospitalares, entre outros. Para ingressar, é necessário que o candidato tenha concluído o curso técnico em Cozinha ou Gastronomia.
A especialização técnica em Danças a Dois tem carga horária de 500 horas, sendo que para ingressar, é necessário ter concluído o curso técnico em Dança, Teatro ou Eventos. A especialização prepara o profissional para planejar e organizar aulas, bailes e eventos relacionados à dança de salão. O aluno aprenderá ainda o treino das corporalidades e de técnicas de dança a dois, considerando os contextos culturais de cada estilo. O curso também fornece conhecimento sobre a diversidade de nichos de atuação, produtos e serviços demandados pelo público dançante. Após a conclusão da formação, o especialista poderá atuar em escolas de dança, equipamentos culturais públicos e privados, empresas de eventos e recreação, como navios, clubes, ONGs, festas e shows.
O processo seletivo das Etecs está aberto até às 15h do dia 26, terça-feira, pelo site https://www.vestibulinhoetec.com.br. Ao todo são 256 cursos: 117 cursos técnicos, 94 cursos de Ensino Médio integrado ao Técnico, 10 cursos AMS e 35 especializações técnicas, com vagas distribuídas para unidades em todo o estado de São Paulo.