O Rio Grande do Sul (RS) vive sua maior catástrofe ambiental da história. De acordo com o boletim da Defesa Civil do estado, atualizado às 9h de segunda-feira, 06, as enchentes já deixaram 83 mortos, 111 desaparecidos, 276 feridos e 873 mil pessoas afetadas de alguma forma. O boletim informa ainda que 149,3 mil pessoas estão fora de casa, sendo 20 mil em abrigos e 129,2 mil desalojadas (nas casas de familiares ou amigos). Ao todo, 364 dos 496 municípios do estado registraram algum tipo de problema.
As previsões meteorológicas ainda deixam o Rio Grande do Sul inteiro em estado de alerta por temporais que voltam a castigar o estado. A situação atual é de calamidade, reconhecida pelo governo federal.
Para ajudar em maior escala e o mais rápido possível, estados e municípios de todo o Brasil estão enviando ajuda para os resgates, mas também estão criando campanhas de arrecadação de itens ou abrindo vakinhas e doações financeiras para ajudar a população afetada e todo o estado. Além da campanha oficial do Governo do RS, há outras vakinhas que ajudam as pessoas e animais.
Das campanhas para arrecadação financeira, o grupo voluntário SOS Animais da Ilha estão recebendo doações pelo pix sosanimaisdailha@gmail.com para ajudar no custeio dos resgates e para a compra de mantimentos dos animais. Além disso, a rede do Cozinhas Solidárias do RS, organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) está recebendo doações para produzir e entregar marmitas às pessoas atingidas. As doações para o Cozinhas Solidárias podem ser feitas pela chave pix enchentes@apoia.se
Para os interessados em ajudar de outras formas, podem ser doados: alimentos não perecíveis, água, produtos de higiene e limpeza, roupas, roupas de cama e banho, colchões e travesseiros, além de utensílios domésticos.
Os itens podem ser doados: em todas as unidades dos Correios de todo o estado de São Paulo e do Paraná, no Fundo Social de Solidariedade de Valinhos (Rua José Milani, 15), na Igreja Monte Forte de Valinhos (Av. Onze de Agosto, 113), no Majesty Car de Vinhedo (Av. Salvador Rotella, 464). Em Campinas, a Campanha de Agasalhos 2024 vai destinar as doações para o atingidos nas enchentes do RS, com mais de 100 pontos de arrecadação que podem ser conferidos no site da Campanha do Agasalho 2024 de Campinas. Entre os pontos de arrecadação em Campinas estão: Paço Municipal, Ginásio do Taquaral, Campinas Shopping, Shopping das Bandeiras e redes de supermercados como Savegnago, Galassi, Dalben e Higa.