Educadores de Valinhos participaram de mais uma formação com foco na meta do ’Compromisso Nacional Criança Alfabetizada’, uma iniciativa do Governo Federal que busca garantir o direito à alfabetização das crianças até o final do 2° ano do ensino fundamental, além de focar na recuperação das aprendizagens das crianças do 3º, 4º e 5º ano afetadas pela pandemia. Neste sentido, professoras e coordenadoras pedagógicas participam de formações que reforçam o compromisso lançado pelo Ministério da Educação em junho de 2023 e aderido pela Secretaria de Educação de Valinhos em dezembro do mesmo ano. “Fizemos a adesão ao Compromisso nos comprometendo a buscar melhores índices de alfabetização em nosso município. Em 2021, Valinhos tinha um Ideb de 6,2 e, após várias ações pedagógicas em 2023, alcançou 6,4. Estamos objetivando um crescimento para acima de 7 pontos, índice considerado a média dos municípios”, diz a articuladora municipal junto ao Compromisso, Rosemeire Zagui. De acordo com a Secretaria de Educação, em Valinhos o Compromisso Nacional proporciona formações destinadas aos coordenadores e professores, inicialmente dos segmentos Infantil I, Infantil II, 1º e 2º anos. Pela ‘LEEI’ (Leitura e Escrita na Educação Infantil), a formação é realizada na Secretaria da Educação e conta com 25 professoras do infantil I e II, que se reúnem um sábado ao mês para o desenvolvimento de módulos com textos reflexivos e oficinas. Já a formação ‘Alfabetiza Juntos SP/Efape’, voltada aos 1º e 2º anos, é disponibilizada com um módulo mensal aos coordenadores pedagógicos que multiplicam aos professores em horas de atividades. Entre as formações promovidas recentemente houve uma saída cultural dentro do cronograma do LEEI. As educadoras visitaram o MAAS – Memorial de Arte Adélio Sarro e o Espaço Farelo de Bolo, ambos em Vinhedo. Em dezembro está previsto um seminário de boas práticas.
