Defesa Civil de Paulínia participa de simulado sobre acidentes com produtos químicos

A Defesa Civil participou de um simulado com foco na proteção da comunidade envolvendo o derramamento de produtos químicos. Ao todo 50 funcionários participaram do simulado que aconteceu na quarta-feira, 22, no Parque Brasil 500, em Paulínia. O evento foi promovido pela empresa Spajari Logística, no qual o exercício para o treinamento foi uma simulação de socorro de duas vítimas de um acidente envolvendo o vazamento de combustível de um caminhão tanque, sendo uma pessoa com ferimentos leves e outra desacordada com maior gravidade.
Além dos funcionários da Defesa Civil, o simulado contou com a presença do Atendimento Pré-Hospitalar (APH) da Secretaria de Saúde, do Corpo de Bombeiros e das empresas Ambipar, TotalEnergies e IC Transportes. “Seguimos no processo constante de aperfeiçoamento da Defesa Civil, sempre com apoio total do prefeito, Du Cazellato, para podermos agir sempre que preciso e necessário”, comentou o secretário de Proteção e Defesa Civil, Toní Guimarães”.
No início do ano, um caso de acidente causado por derramamento de produtos tóxicos foi registrado na região. Em janeiro, a entrada para o bairro do Swiss Park, em Campinas, precisou ser interditada depois de um caminhão tombar e derramar metalonamina, utilizado para produção de produtos de limpeza e com alta toxidade quando em contato com o ar. No caso, a concentração foi baixa e as medidas tomadas ajudam a controlar o acidente. Apesar do caso ter acontecido há um tempo, o simulado desta semana foi uma forma de treinamento para melhorar as informações necessárias sobre os cuidados a serem tomados.
Para a população, a Defesa Civil do estado de São Paulo informa que acidentes com produtos químicos podem acontecer de repente, sendo que é sempre importante deixar o local contaminado o mais rápido possível, nunca tocar ou pisar em nenhum produto químico sem equipamento adequado, permanecer em local seguro, manter animais longe de resíduos tóxicos e voltar para o local apenas quando for seguro. Além disso, a Defesa Civil informa que atua 24h, sendo que o contato pode ser feito pelos telefones 199 ou (19) 3874-1516.