
Com um plano de trabalho bem estruturado, a atual gestão do DAEV SA, no governo do prefeito Franklin Duarte de Lima, tem colocado em prática diversos projetos há anos aguardados na área de saneamento básico em Valinhos. Entre as ações em andamento, está a construção da nova Estação Elevatória de Esgotos (EEE) do Parque das Colinas.
Com o crescimento da região, a elevatória atual já não comportava o volume de esgoto gerado, o que provocava recorrentes transtornos operacionais e impactos ambientais. Para solucionar o problema, a diretoria do DAEV definiu, já em janeiro, como prioridade a implantação de uma nova estrutura, mais moderna e eficiente.
A licitação foi realizada no começo do ano, e a obra teve início em 28 de fevereiro. O investimento é de R$ 1,3 milhão, com recursos próprios da empresa pública. De acordo com o diretor-presidente do DAEV, Luiz Mayr Neto, a construção da nova elevatória marca o início de um novo tempo para o saneamento de Valinhos. “Muitos projetos importantes estão sendo tirados do papel. Esta obra é fundamental para melhorar a segurança e a eficiência do sistema na região do Parque das Colinas”, afirmou.
A nova EEE terá capacidade ampliada de bombeamento para a Estação de Tratamento de Esgotos Capuava (ETE-Capuava), além de melhorias significativas em tecnologia e segurança. O diretor de Engenharia do DAEV, Ricardo Gardin, destaca que mais de 10,5 mil pessoas serão beneficiadas com a nova estrutura. “A estação contará com bombas modernas e de alto rendimento, que exigem menos manutenção e consomem menos energia. Também será equipada com gerador próprio, garantindo operação contínua mesmo em caso de queda de energia, além de estar em conformidade com as normas de segurança atuais, o que trará mais proteção para os servidores que atuam na operação e manutenção do sistema”, explicou.
A nova elevatória beneficiará os bairros Parque das Colinas, Vale Formoso I, II e III, Vale do Frutal, Vale das Figueiras, Alvorada, Riveira Dolce Vitta, Morada do Vale, Condomínio Tabatinga, Ana Carolina, Nova Espírito Santo e Iporanga.