Com 55 blocos de rua confirmados, Carnaval de Campinas começa a organizar logística e segurança para dias de festa

O Carnaval de Campinas já confirmou os blocos de rua que estarão presentes neste ano. Com 55 blocos de rua inscritos e confirmados, o evento neste ano conta ainda com uma novidade: o retorno do City Banda, bloco de rua que tinha encerrado suas atividades em 2020 e retorna agora com presença em uma região descentralizada da cidade.

Além do City Banda, o Carnaval de Campinas em 2025 também terá a participação de quatro blocos de Escolas de Samba da Estrela Dalva, Leões do Padre Anchieta, Unidos do Shangai e Rosas de Prata. Dos blocos inscritos, destacam-se alguns bem conhecidos do público, como “Nem Sangue Nem Areia”, “Tomá na Banda” e o “Bloco do Bob”. Há também blocos em outras regiões como o “Carna DIC”, e os da região do bairro Nova Europa. Para as crianças, as opções são, por exemplo, o “Bloco das Caixeirosas”, o “Bloco do Circo” e o “Bloco do Ribeirão”.

De acordo com a Prefeitura, a programação do feriado começa a partir do dia 15 de fevereiro com o Pré-Carnaval, enquanto que o Carnaval começa no dia 28 e segue até 4 de março. O cronograma com horários e locais de cada bloco ainda não foram divulgados pela Prefeitura, mas a expectativa é de que o evento seja descentralizado, alcançando o maior número de regiões possíveis da cidade, buscando atrair mais do que os 150 mil foliões que participaram da festa no ano passado.

“A gente espera que o Carnaval de Campinas tenha, novamente, impacto regional trazendo pujança para a economia da cidade e opções variadas para cada gosto”, destacou a secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli. Para o diretor municipal de Cultura de Campinas, Gabriel Rapassi, cada vez mais, o Carnaval de Campinas tem se tornado referência na região. “O Carnaval está se tornando diurno, descentralizado e com diversidade de estilos. Além disso, a cada ano, o planejamento e o diálogo com os grupos carnavalescos tem permitido melhorar a organização e a alegria para os participantes.”

Nesta semana, a Prefeitura começou a organizar a segurança do evento, pensando tanto no público que pretende aproveitar o feriado indo aos blocos, quanto pensando na população que pretende ficar em casa descansando.

Como tradição, as festas carnavalescas serão mais diurnas. “A maioria dos desfiles vai acontecer durante o dia ou vão terminar entre 22h e 24h, apenas três blocos podem ultrapassar este limite”, explicou a secretária de Cultura.

Outro ponto destacado pela secretária é a descentralização do Carnaval, que este ano vai chegar a 22 bairros. “Com as festas descentralizadas, teremos menos aglomerações, o que contribui para a segurança”, explicou.

Nos próximos dias, a Prefeitura vai publicar um decreto com todas as regras que devem ser seguidas no Carnaval. Além da Guarda Municipal e as polícias Militar e Civil, que vão trabalhar para garantir uma festa com segurança, os próprios foliões podem tomar alguns cuidados, como não levar garrafas de vidro para os blocos, manter os celulares em lugar seguro; evitar tomar bebidas de estranhos, entre outras. Com a saúde também são necessários alguns cuidados, entre eles se manter hidratado, usar protetor solar e camisinha