Casa da Criança promove homenagem especial para voluntários no Dia Internacional do Voluntariado

A Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos vai promover uma homenagem especial aos seus voluntários, como uma forma de celebrar o Dia Internacional do Voluntariado, comemorado no dia 05 de dezembro, quinta-feira. Na homenagem, a instituição vai compartilhar histórias emocionantes em suas redes sociais, com relatos que ilustram o impacto transformador de quem dedica seu tempo e esforço para melhorar a vida das crianças e adolescentes da Casa da Criança.

Desde sua fundação, a Casa da Criança tem sido movida pelo espírito de voluntariado, com uma rede de apoio que cresce a cada ação e projeto. Este ano, a instituição também reflete sobre o legado de seu fundador, Anélio Zanuchi, que faleceu recentemente, mas deixou uma marca eterna de dedicação e amor ao próximo, inspirando milhares de voluntários.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC – IBGE) de 2022 revelou que 7,3 milhões de brasileiros (4,2% da população com 14 anos ou mais) se dedicaram ao voluntariado, evidenciando uma crescente tendência de engajamento no país.

Em celebração ao Dia do Voluntariado, a Casa da Criança reforça ainda alguns benefícios do voluntariado, como: desenvolvimento de habilidades, aprimorando competências como liderança, comunicação e resolução de problemas; aumento da empatia e, por fim, melhora da saúde mental e física, contribuindo para a redução de estresse e depressão, promovendo bem-estar e qualidade de vida.

O Voluntariado na Casa da Criança

Com mais de 30 anos de voluntariado, atualmente a instituição conta com cerca de 10 mil horas de trabalho voluntário anuais, a Casa da Criança registra a contribuição de dezenas de voluntários em diversas áreas: diretoria, eventos, captação de recursos, triagem de doações, bazares, oficinas culturais e esportivas, entre outras atividades. Profissionais como psicólogos, pedagogos e dentistas também dedicam seu tempo a atender as crianças e adolescentes.

Iniciativas como o grupo de voluntários dominicais e o voluntariado corporativo oferecem apoio eventual, com voluntários assumindo eventos como passeios e empresas colaborando com ações pontuais.

Dentre alguns projetos de voluntariado, a instituição conta com o “Mãos que Fazem”, um projeto solidário que apoia famílias em situação de vulnerabilidade, proporcionando transformação na vida de jovens em processo de reintegração social, em suas próprias casas. Além disso, há o Grupo Margaridas, formado por voluntárias, que gerencia a Loja Solidária e promove sustentabilidade ao reutilizar materiais para confeccionar produtos artesanais novos, apoiando a instituição.

Anélio Zanuchi, o primeiro voluntário da Casa da Criança, sempre acreditou no poder do voluntariado para fortalecer a instituição. “O trabalho voluntário não tem preço, mas tem um valor imensurável e faz toda a diferença”, lembra Adriana Simões, coordenadora da Casa da Criança.

Neste final de ano, a Casa da Criança reforça que interessados em se tornar um voluntário já podem contribuir e começar a atuar durante o período de férias. Para fazer parte, é necessário preencher uma ficha de inscrição e aguardar o contato da equipe para discutir as oportunidades de atuação. Interessados podem enviar um e-mail para voluntarioccava@gmail.com. A instituição informa que está selecionando voluntários que possam oferecer passeios e atividades culturais para os acolhidos nas férias escolares.