Casa da Criança incentiva apoio voluntário de atividades durante as férias

As férias na Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos contam com uma programação especial para os acolhidos durante o período. Garantindo a diversão, a programação busca trazer ainda criatividade e segurança aos acolhidos durante as atividades de férias. Para isso, a instituição segue recebendo voluntários que desejam fazer parte da ação, seja participando das atividades ou sendo um apoiador financeiro.

Neste ano, a programação conta com uma novidade: os próprios acolhidos participaram da escolha das atividades. Por meio de uma pesquisa, eles selecionaram dois passeios: um dia de aventura no parque Hopi Hari e outro de descobertas culturais na cidade de São Paulo.

De acordo com a Casa da Criança, os voluntários são convidados a acompanhar e a cuidar das crianças e adolescentes durante os passeios, ao lado dos educadores. Além disso, doações financeiras são fundamentais para cobrir despesas como transporte, alimentação e ingressos para cinemas, parques e outras atrações.

Além de voluntários individuais, empresas também podem colaborar para tornar as férias das crianças ainda mais especiais. Os valores para o custeio de atrações e outros gastos durante os passeios podem ser doados por meio da chave PIX: CNPJ 54.698.303/0001-59.

“Aproveitar as férias é um direito de toda criança e adolescente. Momentos de relaxamento e brincadeiras, como brincar em casa com os presentes de Natal, frequentar a pracinha do bairro ou visitar parques, são essenciais para o desenvolvimento saudável”, explica Adriana Simões, coordenadora da instituição.

Entre diversos passeios e atividades, as meninas da Casa da Criança ganharam kits coloridos de artesanato e produtos de beleza neste Natal, e agora passam horas criando acessórios e trocando com as amigas, enquanto os educadores incentivam as brincadeiras longe das telas.

Além das atividades dentro da própria Casa da Criança, com os acolhidos, a instituição incentiva também algumas atividades que podem ser realizadas em casa durante o período de férias escolares. Dentre as atividades estão: oficina de artesanato, em que é incentivado o uso de materiais simples, como miçangas e barbantes, para fazer pulseiras, colares e outros acessórios. Brincadeiras tradicionais também são uma forma de diversão e de resgatar atividades como amarelinha, passa anel ou brincar de elástico para promover interação e movimento. O cinema em casa é uma opção mais clássica, mas não deixa de ser atrativa para crianças. Visitas a parques locais ou criar um mini-piquenique no quintal de casa pode além de incentivar a exploração da natureza, incentivar a criatividade. Por fim, criar um dia temático pode ser uma boa opção também, a instituição dá o exemplo de criar um dia de beleza, com itens como maquiagem, kit de manicure e penteados.

Os serviços da Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos, como o Serviço de Acolhimento Institucional, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e o Serviço de Acolhimento Familiar, são realizados em parceria com a Prefeitura Municipal de Valinhos, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. Para mais informações ou para apoiar o projeto, entre em contato pelos telefones (19) 3871-0546 / 3869-5654, pelo WhatsApp (19) 99576-6257 ou acesse o site casadacriancadevalinhos.org.br.