Campinas oferece uma programação especial durante o feriado de Carnaval para quem quer fugir da folia. Entre as opções, estão os passeios gratuitos, visitas ao Museu da Cidade e acesso à sala de cinema Glauber Rocha no Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas para uma sessão de cinema, além da programação especial da Estação Cultura com aulas de samba rock, forró e breaking.
A Estação Cultura vai oferecer uma programação voltada para a dança entre o sábado, 1 de março, e a segunda-feira de Carnaval, dia 3. As atividades são gratuitas e abertas ao público em geral. Entre os estilos propostos estão samba rock, breaking, vanera paulista e forró.
No sábado, 1º de março, o espaço vai oferecer dois estilos de dança. As aulas de samba rock, vão acontecer das 15h às 19h. O ritmo mistura passos de rock anos 60 com samba e usa muitos entrelaçamentos de braços, produzindo efeitos de belos giros entre o casal. No domingo, 2 de março, com horário estendido, das 14h às 22h, o gênero samba rock volta ao espaço com show musical.
Também está na programação do sábado, 1º de março, entre 15h e 21h, a aula de breaking. A coreografia tem estilo de dança urbana, caracterizado por manobras acrobáticas, movimentos complexos e individuais.
As aulas de forró e vanera paulista serão na segunda-feira, 3 de março, das 18h às 21h. O forró, principal ritmo que embala as festas de São João no Nordeste, tem estilo marcado pelo som da zabumba, triângulo e sanfona, e é representado pela dança entre casais, que com corpos colados arrastam os pés no chão. Já a vanera é um estilo de dança que vem do Vanerão, dança típica do Rio Grande do Sul. Em São Paulo, sofreu mudanças em sua maneira de dançar com muita influência do Forró, Zouk e Sertanejo Universitário, se tornando a Vanera Paulista.
Próximo à Lagoa do Taquaral, o Museu da Cidade vai abrir no sábado, dia 1º de março, das 10h às 14h. Os visitantes terão oportunidade de se encantar com a exposição “Arte Campineira – o carnavalesco, pintor e teatrólogo Carlito Maia”. A mostra, na Casa de Vidro, apresenta fantasias de Carnaval criadas e usadas por Carlito Maia, figura icônica dos bailes de gala de Campinas nas décadas de 1950 e 1960, e resgata a tradição carnavalesca da cidade.
A sala de cinema Glauber Rocha, que fica no Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas, no Palácio dos Azulejos, no centro da cidade, vai oferecer sessões do cineclube. Serão duas sessões por dia, às 16h e 19h30, entre a sexta-feira, 28 de fevereiro, e o domingo, 2 de março. Entre segunda-feira, dia 3, e a quarta-feira de cinzas, 5, as sessões serão às 19h30. Entre as opções de filmes que serão exibidos, há as obras Cinzas no Paraíso, de Terrence Malick; Deserto, de Guilherme Weber; Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho; Mulheres Divinas, de Preta Volpe; Orfeu do Carnaval, de Marcel Camus; Quando o Carnaval chegar, de Cacá Diegues; e, Ópera do Malandro, de Ruy Guerra. A entrada é de graça e a programação completa pode ser conferida pelas redes sociais do MIS @mis.campinas.


