Campinas promove passeio gratuito pelo Polo de Astroturismo da cidade

Campinas está promovendo uma nova edição do Tour Campinas, agora com foco na visitação e passeio aos centros de observação astronômica da cidade. Neste mês, a cidade promove o Polo de Astroturismo, com visitação aos dois centros de observação astronômica de Campinas: o MAAS (Museu Aberto de Astronomia) e ao Observatório Municipal Jean Nicolini (OMJN).

A atividade será realizada no dia 20 de julho (domingo), com saída programada às 16h, do Centro de Convivência Cultural, no Cambuí. O trajeto será feito em ônibus de turismo, com acompanhamento de guia credenciado. A previsão é que o passeio dure até às 19h30.

Ao todo, serão disponibilizadas 40 vagas, e as inscrições poderão ser feitas gratuitamente a partir deste sábado, 12 de julho, pelo site do Departamento de Turismo: https://campinas.sp.gov.br/turismo.

O roteiro começa no MAAS, onde os participantes terão a oportunidade de explorar a área externa do complexo e apreciar o pôr do sol em meio ao cenário natural da Serra das Cabras. Nesse ponto, o foco do tour guiado é o parque do local, vale destacar que os visitantes não entrarão no MAAS.

Em seguida, o grupo segue para o Observatório Municipal Jean Nicolini, um dos mais antigos observatórios públicos do Brasil, para uma experiência de observação noturna dentro do espaço, com direito a experiência com telescópios e orientação especializada. O roteiro do Observatório Jean Nicolini contempla visita interna.

Como a região dos observatórios é naturalmente mais fria, especialmente ao entardecer, recomenda-se que os participantes levem agasalho para maior conforto durante a atividade.

O passeio integra o calendário de ações de valorização do astroturismo de Campinas. O objetivo é ampliar o acesso da população a experiências educativas e de contemplação da natureza, promovendo o conhecimento astronômico de forma acessível.

Além do passeio gratuito aos dois observatórios, a cidade também lançou um novo atratismo turístico durante as férias. Pela primeira vez, o Observatório Municipal Jean Nicolini e o MAAS (Museu Aberto de Astronomia) unem forças para oferecer uma experiência de visitação integrada durante o mês de julho, período que as famílias buscam atividades variadas para a época de férias escolares.

A iniciativa já começou nesta quinta-feira, 10, e segue pelas próximas quintas-feiras, com ingressos no valor de R$ 50. As atividades começam às 16h30 e os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria física do MAAS ou on-line, pela plataforma Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/visitacao-conjunta-maas–observatorio-jean-nicolini–ferias-de-julho/3028934).

A proposta do projeto é reforçar a identidade territorial da região de Joaquim Egídio, onde estão localizados os dois observatórios, e posicionar Campinas como referência como Polo de Astroturismo. “A criação do Polo de Astroturismo é um projeto de identidade territorial. A sinergia entre o poder público e a iniciativa privada nos permite construir uma marca forte para esta região, atraindo um novo perfil de visitante que busca experiências autênticas e enriquecedoras”, explica o Diretor de Turismo da Prefeitura de Campinas, Eros Vizel.

“Unir o MAAS e o Observatório Jean Nicolini é um passo importante para fortalecer o astroturismo e levar mais ciência, curiosidade e encantamento para as pessoas da nossa região. Campinas tem um enorme potencial como polo de divulgação científica, e iniciativas como essa mostram como é possível despertar o interesse pelo Universo de forma educativa e inspiradora”, explica José Carlos da Silva Junior, Diretor do MAAS.