Campinas passa a integrar programa nacional de segurança alimentar e nutricional

Campinas agora faz parte da Estrategia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional nas Cidades, o Alimenta Cidades, do governo federal. A estratégia é uma iniciativa que visa ampliar a produção, o acesso, a disponibilidade e o consumo de alimentos adequados e saudáveis em áreas urbanas, com ênfase nas populações vulneráveis e em situação de risco social. Neste sentido, o Alimenta Cidades promove ações como a promoção da agricultura urbana, a redução de perdas e desperdícios, o fortalecimento das cozinhas solidárias e a educação alimentar e nutricional.

A cidade foi selecionada para integrar a iniciativa entre uma lista de 60 municípios. “A participação no Alimenta Cidades é um reconhecimento do nosso trabalho. Estamos prontos para transformar essa oportunidade em resultados duradouros para nossa comunidade”, afirmou Vandecleya Moro, secretária de Desenvolvimento e Assistência Social de Campinas.

Os municípios selecionados receberão apoio institucional e técnico para a estruturação, implementação, monitoramento e avaliação de ações na Política de Segurança Alimentar e Nutricional durante o período compreendido entre março de 2024 e dezembro de 2026.

Nos dias 14 e 15 de maio, as representantes de Campinas, a secretária de Desenvolvimento e Assistência Social Vandecleya Moro, a coordenadora de Promoção da Alimentação Saudável, Gabriela Kaiser Fullin Castanho, e a gestora do Programa de Agricultura Urbana – Campinas Solidária e Sustentável, Mariana de Souza Maia, ambas do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional, estiveram presentes em Brasília no I Encontro da Estratégia Nacional para Segurança Alimentar e Nutricional nas Cidades – Alimenta Cidades.