Campinas lança campanha de conscientização por trânsito mais humano

A Campanha do Maio Amarelo, em prol da conscientização no trânsito, já começou em todo o país com ações em estados e municípios. Na região, Campinas lançou a campanha por um trânsito mais humano, com o tema “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”. Durante o mês, a cidade promove uma série de programações de conscientização a fim de reduzir a taxa de acidentes e vidas perdidas no trânsito.

Além da campanha com programação e ações, foi lançado o Boletim de Vítimas Fatais no Trânsito 2024, realizado em parceria da Emdec com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global. O documento detalha a evolução dos óbitos nos últimos 10 anos em Campinas, o perfil das vítimas (tipo de usuário, faixa etária e sexo) e os principais fatores de risco que motivaram as mortes.

O prefeito Dário Saadi enfatizou que os dados tratam de vidas perdidas. “A estatística é fria quando é na família dos outros, a estatística é fria quando está longe da gente. Por isso, o lema deste ano é tão importante”, disse, ressaltando a necessidade da parceria entre o poder público e a sociedade civil para salvar mais pessoas no trânsito. “A Prefeitura, através da Emdec e da Secretaria de Transportes, vai fazer um esforço imenso para reduzir as mortes na cidade. Mas a gente conta, também, com a reflexão, a sensibilidade e a responsabilidade de quem senta atrás do volante do carro, de quem pilota uma moto, aqui em Campinas”.

Dentre as ações, a cidade vai promover uma série de blitz educativas contra a combinação de álcool e direção. A ação deve acontecer em bares de diferentes regiões de Campinas para conscientizar sobre o fator de risco que mais causou mortes em 2024. As blitz acontecem neste sábado, 10, e nos próximos dias 15 e 24 de maio.

Neste sábado, a ação “Beber e dirigir pode matar!” vai acontecer entre 15h e 18h, em bares das regiões da Ponte Preta, Jardim Leonor, Proença, Nova Europa, Vila Industrial, São Bernardo, Cidade Jardim, Parque Industrial, Centro, Cambuí e Jardim Campos Elíseos.

“O trabalho conjunto entre educação e fiscalização é essencial para que possamos continuar salvando vidas no trânsito. Mas a responsabilidade de construir um trânsito mais seguro é de toda a população. Assumir o risco de conduzir veículo sob efeito de álcool é inadmissível. Estamos falando de vidas e famílias que são devastadas por perder seus entes queridos”, destacou o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.

Os educadores vão transmitir orientações de segurança no trânsito e distribuir materiais educativos e adesivos do Movimento Maio Amarelo 2025. Também serão realizados testes informais com um bafômetro passivo, que detecta se a pessoa fez uso de álcool sem a necessidade de assoprar o bocal. Quando o grau de alcoolemia é identificado, o usuário é orientado a utilizar meios coletivos de deslocamento, tais como carona e transporte público; táxi ou transporte por aplicativo.

No dia 15 de maio, a ação ocorrerá no distrito de Barão Geraldo e contará com esquetes teatrais. No dia 24 maio, recebem a ação bares do Jardim Chapadão, Castelo, Bonfim, Jardim Guanabara e Taquaral. Para essas duas ações, a Emdec também vai distribuir bolachas de mesa e leques, com mensagens que estimulam os frequentadores a nunca combinarem álcool e direção.

De acordo com dados de Campinas, em 2024, 155 pessoas morreram em vias urbanas e rodovias, número 2,5% menor do que os 159 óbitos computados em 2023 – foram quatro vidas salvas. Beber e dirigir foi o comportamento de risco que mais matou em 2024: 50 pessoas perderam a vida ao dirigir após consumir bebida alcoólica.

Levando em conta que dirigir após consumir bebida alcoólica aumenta em 17 vezes o risco de morte no trânsito, o Detran-SP também pretende ampliar em 42% o número de operações de fiscalização contra a combinação de álcool e direção: de 68 para 97 em todo o estado, abordando até 30% mais motoristas com o etilômetro, o que pode resultar em cerca de 70 mil condutores fiscalizados durante todo o mês. Além disso, o governo estadual pretende ampliar outras ações de conscientização sobre o trânsito, a fim de diminuir o número de mortes no trânsito.

O Maio Amarelo é um movimento pela redução nas mortes no trânsito lançado em 2011 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com apoio da Organização Mundial de Saúde (OMS), e abraçado em 2014 pelo Brasil.