Campinas foi classificado como o 8º município do país em competitividade, de acordo com a 5ª edição do Ranking de Competitividade dos Estados e dos Municípios, realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Além de sua posição em nível nacional, a cidade de Campinas também ficou em 4º lugar entre a região sudeste.
Campinas se destacou nos tópicos de Inovação e Dinamismo, Saneamento, Sustentabilidade Fiscal, Qualidade da Saúde, Capital Humano, Acesso à Saúde e Funcionamento da Máquina Pública.
O ranking avaliou municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes, totalizando 404 cidades do país, o que corresponde a 60% da população. O ranking classificou os municípios a partir de 65 indicadores, organizados em 13 pilares e três dimensões: instituições, sociedade e economia. O ranking tem como objetivo incentivar a competição positiva entre os municípios, com foco na melhoria da gestão das cidades.
“Campinas está entre as 10 cidades mais competitivas do país, isso é muito positivo, porque demonstra a força da cidade em questões como saneamento, inovação e sustentabilidade fiscal. Quanto mais Campinas se destaca, mais investimentos e empregos atrai e todos ganham com isso”, disse o secretário de Finanças, Aurílio Caiado.
Pelo ranking nacional, Campinas só ficou atrás de Florianópolis, São Paulo, Vitória, Porto Alegre, Barueri, São Caetano e Curitiba, que ficaram nos primeiros sete lugares, respectivamente. Entre as cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas), Paulínia ficou em 26º lugar, Americana em 51º, Valinhos 67º, Hortolândia 89º e Sumaré em 211º.

