Campinas criou o Comitê de Enfrentamento aos Eventos Climáticos nesta sexta-feira, 17, a fim de definir ações preventivas e de redução de danos provocados por eventos climáticos extremos. O grupo foi criado por meio de uma reunião entre representantes de secretarias municipais, autarquias municipais, do Corpo de Bombeiros, a CPFL, Embrapa e integrantes da Defesa Civil do governo de São Paulo. “Estamos mobilizados para minimizar, reduzir ao máximo os impactos dessas emergências climáticas, tempestades e ventanias fortes”, ressaltou o prefeito, Dário Saadi.
O Comitê irá estabelecer uma programação com ações e informações preventivas e mobilizar todas as secretarias e órgãos participantes de forma imediata e coordenada para o atendimento imediato de qualquer fenômeno climático extremo.
Além da criação do Comitê, a Defesa Civil também apresentou um novo hotsite do Campinas Resiliente para auxiliar a população com todos os alertas e informações sobre o clima. A transformação do site faz parte da série de ações em comemoração aos 250 anos de Campinas e significa um reforço para a resiliência do município, sendo que o site com todos os alertas e informações estão disponíveis pelo link https://portal.campinas.sp.gov.br/sites/campinasresiliente .
Nas últimas semanas, além do calor intenso, a Região Metropolitana de Campinas (RMC), assim como todo o estado de São Paulo, tem registrado fortes temporais. No próximo mês ainda, a Defesa Civil deve dar início a Operação Chuvas de Verão. Além disso, o planeta tem sofrido com um lapso ambiental e climático, com aumento da temperatura, secas e chuvas intensas, provocando desastres ambientais. Só na última semana, chuvas provocaram alagamentos, queda de árvores e queda de energia em diversas cidades do estado.


