Campinas anuncia criação de Centro de Integração Animal

Campinas anunciou que vai criar um Centro de Integração Animal (CIA), um novo espaço a fim de ampliar os cuidados com animais domésticos e silvestres. O novo espaço deve substituir o atual Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA), que recebeu denúncias de condições precárias depois de uma vistoria do Sindicato dos Servidores de Campinas, na última quinta-feira, 22. Durante a vistoria, o Sindicato escancarou a situação precária, com denúncias de medicamentos vencidos, ração roída por ratos, infiltrações e até armazenamento de corpos de animais em um freezer.

Além do Centro de Integração Animal, o espaço também reunirá o primeiro Centro de Recuperação de Animais Silvestres (CRAS) da Região Metropolitana de Campinas (RMC). A previsão de início das obras ainda depende da conclusão do projeto e da licitação.

De acordo com informações, o novo CIA será construído em um terreno doado pelo governo federal às margens da Rodovia Anhanguera, próximo ao Jockey Clube. Segundo a Administração municipal, o projeto executivo está em desenvolvimento pela Seclimas (Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade), e uma emenda de R$ 5 milhões já foi destinada para a obra.

De acordo com a Prefeitura, o novo centro de animais será uma evolução do trabalho realizado pelo DPBEA. A sede do órgão, na Vila Boa Vista, passará por uma reforma para a melhoria das instalações. O projeto da reforma será apresentado na próxima semana.

Em relação a situação encontrada durante a vistoria, a Prefeitura ressaltou que “as questões pontuais de infraestrutura não comprometem os cuidados com os animais”. A Prefeitura informou também que dos 18 funcionários efetivos no Departamento, seis estão afastados por motivos de saúde e outros se aposentaram, mas que já foi solicitada a contratação de novos funcionários por meio de concurso. Além disso, os casos de falta de limpeza, medicamentos vencidos e os animais mortos encontrados já foram solucionados.