Campanha #Desacelera, de Campinas, recebe menção honrosa durante encontro internacional

A campanha “#Desacelera – Não Ultrapasse o Limite da Vida”, de segurança viária em Campinas, recebeu menção honrosa durante o encontro internacional Safety Media Awards (ISMA) 2024, que aconteceu na Índia no começo do mês. O evento compõe a 15° Conferência Mundial sobre Prevenção de Lesões e Segurança e reuniu mais de 250 ações de mídias inscritas de 28 países.

Lançada em junho, a campanha é uma ação da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) em conjunto com a Prefeitura do município.

A #Desacelera está entre as nove campanhas apoiadas pela Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS) e pela Vital Strategies, reconhecidas por conscientizar a sociedade sobre a importância de respeitar os limites de velocidade e utilizar capacete.

“Mais do que celebrar este reconhecimento, queremos convocar a sociedade a ‘desacelerar’ e repensar comportamentos no trânsito. A velocidade e a pressa podem matar e destruir famílias inteiras”, enfatizou o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.

A diretora do Programa de Comunicação em Segurança Viária da Vital Strategies, Irina Morozova, destacou que “estimamos que 1,19 milhão de pessoas morrem no trânsito a cada ano. Campanhas baseadas em dados e evidências são essenciais para promover a condução segura e prevenir sinistros de trânsito. Estamos orgulhosos de apoiar a Emdec e ansiosos para continuar nossa colaboração em busca de ruas mais seguras para todos”.

No encontro internacional, 14 especialistas em prevenção de lesões no trânsito e mídia de 11 países fizeram parte do júri para analisar as iniciativas.Entre os critérios analisados estavam a qualidade da produção, clareza da mensagem, inovação e criatividade, além da existência de métodos de avaliação de resultados.

Além de Campinas, a cidade de Salvador foi reconhecida pela campanha “E você, vai deixar acontecer?”. Também receberam menções honrosas iniciativas de segurança viária promovidas em cidades da Argentina, Colômbia, Equador e Índia.

A campanha de segurança viária #Desacelera alerta sobre as consequências do principal fator de risco para acidentes em Campinas: a velocidade. Voltada principalmente para os motociclistas, a #Desacelera promoveu cerca de 60 atividades de conscientização para esse público.

A campanha promoveu ainda ações como divulgação de mensagens de conscientização na forma de banners, painéis, outdoors, busdoors, cartazes em ônibus, publicações em redes sociais, inserções nos relógios da Setec, painéis digitais em terminais, vídeos e spots de conscientização veiculados em mídias de comunicação.

De acordo com dados da Emdec, 83 motociclistas ou garupas perderam a vida nas vias urbanas e rodovias da cidade em 2023. O número representa 52% dos 159 óbitos registrados no período. A velocidade esteve presente em pelo menos 51 (34%) casos entre os 149 acidentes fatais; e 44% dos acidentes com óbitos de motociclistas ou garupas tiveram a velocidade como fator de risco.

De maio de 2023 a maio deste ano, Campinas acumulou a segunda maior taxa de mortalidade no trânsito entre as cidades do estado de São Paulo com mais de 300 mil habitantes. São 14,47 ocorrências a cada 100 mil habitantes, atrás apenas de Sorocaba (SP), com 15, de acordo com os dados do Infosiga. Pensando em reverter a situação, Campinas lançou em fevereiro o Plano de Segurança Viária (PSV), que projeta, para 2032, uma taxa de fatalidade no trânsito de Campinas igual ou menor a 3,38 mortes por 100 mil habitantes, o que equivaleria a 903 vidas salvas em 10 anos. Dentro do Plano, há as campanhas desenvolvidas , como a #Desacelera e outras em prol da segurança viária.