Black Friday e festas de fim de ano impulsiona geração de emprego

O setor de varejo do estado de São Paulo deve gerar em torno de 30 mil novas vagas de emprego neste último trimestre de 2024, de acordo com uma estimativa da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo). Além de um possível aumento em 33,9% em relação ao saldo de emprego acumulado no mesmo período do ano passado, a FecomercioSP aponta que dos 30 mil postos de emprego, pelo menos 75% devem ser gerados a partir deste mês de novembro, motivado pela Black Friday e festas de final de ano.

Só em Campinas, a Black Friday e festas de fim de ano devem gerar mais de 13,6 mil vagas de emprego, um aumento de 4,2% em relação ao mesmo período de 2023. Os dados são da Acic (Associação Comercial e Industrial de Campinas), que também apontou um crescimento de 3% nas vendas de Natal.

O crescimento, já esperado por conta das festividades de final de ano, é impulsionado ainda pela entrada dos recursos do 13º salário em novembro e dezembro, que tradicionalmente aumenta o poder de compra da população.

“O Natal é a principal data do comércio varejista, então é sempre importante a gente olhar o quanto a gente cria de vagas temporárias e que depois podem se transformar em empregos efetivos para as pessoas. A gente tem mais de 13.600 vagas temporárias que vão ser criadas no comércio em Campinas, um aumento de mais de 4% em relação ao ano passado”, disse Adriana Flosi, secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação e presidente da Acic.

Dentre os setores mais procurados e que devem mais gerar vagas de emprego são o de vestuário e acessórios, de calçados e de artigo de viagem, que devem corresponder a 40% dos empregos previstos, de acordo com a FecomercioSP. Na sequência, está grupo que comercializa produtos alimentícios, em especial os supermercados e hipermercados, com a criação de 35% das vagas. Outros 25% devem ser gerados em atividades específicas também de gêneros alimentícios, como açougue, lojas de bebidas e hortifrútis, além de outros segmentos favoritos para a escolha de presentes, como as lojas de cosmésticos e perfumarias e de aparelhos de uso doméstico.

Já nas vagas, as funções mais requisitadas são as de atendente e vendedor, seguido de operadores de caixa, repositores de mercadoria e embaladores. A FecomercioSP prevê ainda que cerca de 20% das 30 mil vagas projetadas têm a possibilidade de se efetivarem a partir do início de 2025.