Acidentes com escorpião e animais peçonhentos cresce no estado

O número de ocorrências de acidentes envolvendo escorpiões e outros animais peçonhentos tem crescido nos últimos meses em todo o Estado de São Paulo. Só os acidentes envolvendo escorpiões já foram registrados mais de 24 mil casos do começo do ano até o dia 8 de agosto, segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado.

Segundo o painel de monitoramento de acidentes por animais peçonhentos no estado, além das 24.366 ocorrências envolvendo escorpiões, o estado também registra quase mil casos de acidentes envolvendo serpentes e 1.343 casos envolvendo aranhas.

Com o aumento dos casos de acidente envolvendo animais peçonhentos, a Secretaria de Saúde tem alertado para os cuidados necessários para prevenir e diminuir os acidentes. Sendo o tipo de ocorrência com maior registro no ano, a Secretaria de Saúde informou sobre os cuidados e informações úteis em caso de acidente com o animal.

Segundo dados, o estado conta hoje com 228 Pontos Estratégicos de Soro Antiveneno (PESAs), distribuídos estrategicamente para reduzir o tempo entre a picada e o atendimento, especialmente no caso de crianças de até 10 anos. Esses locais estão preparados para tratar acidentes com animais peçonhentos e possuem soro antiescorpiônico.

Acidente escorpiônico ou escorpionismo é o envenenamento causado pela picada de escorpião que injeta veneno por meio de um ferrão localizado na ponta da cauda. O efeito da picada é imediato, desta forma a recomendação é ir imediatamente ao hospital de referência mais próximo. Se possível, levar o animal ou uma foto para identificação da espécie, permitindo assim uma avaliação mais eficaz sobre a gravidade do acidente.

Vale lembrar que nem todo hospital ou unidade de saúde possui soro para acidentes com animais peçonhentos. Portanto, no Estado de São Paulo a Secretaria de Estado da Saúde dispõe de um painel interativo para que a população veja qual a unidade do Sistema Único de Saúde (SUS) é referência para esse tipo de acidente em sua região. As informações ficam disponíveis em https://nies.saude.sp.gov.br/ses/publico/soro.