O Brasil registrou pelo menos uma tentativa de fraude em ambiente digital a cada três segundos no primeiro semestre de 2024. A estimativa é do Indicador de Tentativas de Fraude, da Serasa Experian. De acordo com os dados ainda, foram pelo menos 5,3 milhões de ocorrências evitadas no período por meio de camadas de proteção aplicadas durante autenticações de segurança.
Os dados apontam que só no mês de junho, foram 860.966 ocorrências, sendo 4,6% acima do reportado no mesmo mês de 2023. O indicador mostra, ainda, que mais da metade (60,4%) das tentativas de fraudes evitadas no período foram identificadas por inconsistências nos dados cadastrais e outros 33,2% por padrões fraudulentos relacionados à autenticidade de documentos e validação biométrica. Por fim, 6,4% das tentativas foram evitadas pelos comportamentos suspeitos em dispositivos – como associações anteriores com fraudes.
As regiões Sul e Sudeste foram as que mais concentraram pessoas que tentaram cometer fraudes, com destaque para os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, que mais concentraram as tentativas de fraudes, respectivamente. Só o estado de São Paulo registrou um percentual de 27,6% na participação de tentativas de fraude. Já os estados do Amapá, Acre e Roraima foram os que tiveram a menor participação no número de tentativas de fraude.
Já na região Centro-Oeste do país, 492 mil tentativas de fraudes foram evitadas no primeiro semestre deste ano por meio das camadas de proteção das autenticações de segurança. No gráfico por Unidades Federativas, Goiás foi o estado com o maior número de tentativas evitadas (174 mil), seguido por Mato Grosso (117 mil), Distrito Federal (115 mil) e Mato Grosso do Sul, com o menor percentual da região (84 mil).
Com relação ao setor que registrou mais tentativas de fraudes no semestre está o de “Bancos e Cartões” (54%). Já o de “Telefonia” foi o segmento com a menor recorrência (4,7%). Além disso, os cidadãos de 36 a 50 anos foram os que tiveram maior incidência das tentativas de fraude em junho (35,5%).
De acordo com outro estudo, realizado pela ClearSale, as tentativas de fraude totalizam R$ 1,2 bilhão só no primeiro semestre deste ano. O valor foi considerado apenas para tentativas de fraudes realizadas por pagamentos via cartão de crédito no setor e-commerce, que considera tentativas de fraude todas as transações que foram classificadas como suspeitas ou confirmadas.
No ano passado, o Brasil foi classificado como um dos países com maiores índices de riscos de fraudes, ficando em segundo lugar. O índice de risco de fraude no Brasil chegou a 14,24% em 2023, colocando o país apenas atrás da China, que teve um índice de 14,93%.
As fraudes podem acontecer tanto com consumidores, quanto com empresas, sendo necessário levar em consideração alguns cuidados. Em relação aos consumidores, para evitar algum tipo de fraude é necessário garantir que documentos, celular e cartões tenham senhas fortes para acessar aplicativos, é importante desconfiar de ofertas de produtos e serviços com preços muito abaixo do mercado, além de ter atenção com links e arquivos compartilhados em grupos e redes sociais. Chaves Pix devem ser cadastradas apenas em canais oficiais dos bancos, enquanto que senhas e códigos de acesso não devem ser fornecidos fora do site do banco ou do aplicativo.
Já em relação às empresas, é necessário investir em tecnologias de prevenção a fraude, garantir a qualidade e a veracidade dos dados das soluções de prevenção à fraude a partir de soluções que são aprimoradas com frequência diante das mudanças e ameaças das fraudes, além de garantir uma experiência fluida, sem comprometer a segurança do usuário.