Vestibulinho das Etecs abre período para solicitação da redução na taxa de inscrição

Está aberto o período para solicitação de redução de 50% da taxa de inscrição para o Vestibulinho das Etecs (Escolas Técnicas Estaduais) para o primeiro semestre de 2026. O pedido deve ser feito até dia 9 de setembro, exclusivamente, pelo site vestibulinho.etec.sp.gov.br. O valor integral da taxa é de R$ 29. Neste processo seletivo, o Centro Paula Souza (CPS) oferece vagas para os Ensinos Médio, Médio integrado ao Técnico, Técnico e Articulado ao Ensino Superior Tecnológico (AMS), além de Especializações Técnicas.

Para ter acesso a redução na taxa de inscrição, é necessário atender, ao mesmo tempo, a dois requisitos: estar matriculado nos ensinos Fundamental, Médio, Superior (graduação ou pós-graduação) ou curso pré-vestibular, além de ter remuneração mensal inferior a dois salários mínimos (R$ 3.036) ou estar desempregado.

O interessado deve acessar o site vestibulinho.etec.sp.gov.br, clicar no menu Redução, preencher o formulário eletrônico e enviar, via upload, os documentos comprobatórios exigidos: comprovante de escolaridade e de renda. Os arquivos devem estar em formato PDF, PNG, JPG ou JPEG, com tamanho máximo de 1 MB. Documentos ilegíveis, com rasuras ou fora da plataforma não serão avaliados.

As Etecs disponibilizarão computadores com acesso à internet para candidatos que necessitarem de apoio para esta etapa. O interessado deve entrar em contato com a unidade para verificar os horários de atendimento.

O resultado da solicitação será divulgado a partir das 15h do dia 22 de setembro, também pela internet. Quem receber o pedido com resposta indeferida poderá apresentar recurso entre 23 e 24 de setembro. A resposta ao recurso será disponibilizada no dia 6 de outubro.

De acordo com o calendário do Vestibulinho das Etecs para o primeiro semestre de 2026, além do período para solicitação da redução na taxa, o período de inscrições vai de 10 de setembro a 3 de novembro, pelo site vestibulinho.etec.sp.gov.br. A previsão é de que a aplicação das provas aconteça no dia 30 de novembro em todo o estado.

A quantidade de vagas, cursos e unidades participantes para o Vestibulinho 2026 ainda não foram divulgados pelo Centro Paula Souza. Ao todo, são ofertados 262 cursos: 118 cursos técnicos (104 presenciais, 5 semipresenciais, 6 cursos online e 3 na modalidade aberta), 109 cursos de Ensino Médio integrado ao Técnico – 35 em tempo integral e 65 em um único período e 9 cursos na Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS) – e 35 especializações técnicas.

Na região de Campinas, são mais de 30 cidades que contam com unidades das Etecs, como Campinas, Hortolândia, Sumaré, Americana, Monte Mor e Jundiaí. Além disso, outras cidades não contam com uma unidade própria da Etec, mas conta com uma extensão de alguma unidade da região, como é o caso de Valinhos e Vinhedo, que abrem as portas de escolas estaduais para receber a extensão da Etec e oferecer algum curso técnico.